Painel Funarte – UFRJ de Regência Coral em Porto Alegre

Já estão abertas aqui no site as inscrições gratuitas para o Painel Funarte – UFRJ de Regência Coral de Porto Alegre (RS), que acontecerá entre os dias 17 e 20 de setembro de 2022, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre. O curso é voltado para a capacitação em direção de coros adultos mistos e será ministrado pelos professores Andrea Adour e Vladimir Silva. 

Durante o curso, serão abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com cantores participantes do Painel. . Estão disponíveis 80 vagas e as inscrições devem ser feitas através do site do Um Novo Olhar – www.umnovoolhar.art.br. Os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral estão sendo promovidos presencialmente, ao longo de 2022, aconteceram em Campina Grande (PB) e serão também promovidos em Campo Grande (MS), entre 30 de agosto e 2 de setembro próximos. Depois de Porto Alegre, ele chegará a outros estados. Locais e datas serão oportunamente divulgados aqui no site. Confira a seguir a programação completa do Painel.

Programação:

17 a 19 (sábado, domingo e segunda)

9:00h às 10:30h – Técnica Vocal

11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio

14:00h às 15:30h – Leitura de repertório com regentes

16:00h às 17:30h – Prática com coro

20/09 (terça)

9:00h às 10:30h – Técnica Vocal

11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio

16:00h às 17:30h – Ensaio Geral

18:00h às 19:30h – Concerto de Encerramento

Descrição das atividades:

Técnica Vocal – professor: Andrea Adour

Fisiologia da voz, respiração, postura, exercícios de aquecimento vocal e vocalises voltados ao desenvolvimento tecno-vocal e a construção da sonoridade do coro.

Regência, dinâmica de ensaio – professora: Vladimir Silva

Técnicas de regência, gestual, exercícios práticos aplicados ao repertório coral, estratégias para planejamento e dinâmica de ensaio.

Leitura de Repertório – professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Ampliação do repertório com obras de compositores brasileiros e estrangeiros, arranjos do folclore nacional e internacional. Estratégias didáticas na leitura de repertório para coro misto.

Prática de Coro – professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Vivência prática com coro adulto.

Ensaio Geral – professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Reconhecimento e posicionamento de palco para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana.

Apresentação de Trabalho – professores: Andrea Adour e Vladimir Silva

Apresentação pública do repertório trabalhado durante o curso.

Os professores:

Andrea Adour é mestre em Música/Canto pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Professora efetiva da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente, é Professora Associada do Departamento Vocal da Escola de Música da UFRJ e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Música (PPGM) na UFRJ. Coordena o projeto e grupo de pesquisa e extensão Africanias, tema que pesquisa desde 2004. Na UFRJ, atuou como Chefe de Departamento, Coordenadora da Licenciatura, Diretora de Graduação, Diretora de Extensão e Vice-Diretora. Coordenou o Projeto Ópera na UFRJ entre 2014 e 2022. Atualmente atua como Superintendente de Difusão Cultural no Forum de Ciência e Cultura. Como intérprete, privilegia o repertório camerístico dos séculos XX e XXI, integrando há 27 anos o Duo Adour (violão e voz) e o Duo Rio de Ouro com o pianista Cesar Maia Buscacio (UFOP), com quem desenvolve pesquisa sobre as Sonoridades Históricas.

Vladimir Silva é tenor, regente e doutor em Música pela Louisiana State University (EUA). Como regente, solista e conferencista já atuou na Argentina, França, Itália, Áustria, Alemanha, Portugal, Colômbia, Espanha e Estados Unidos. Como professor convidado, lecionou em diversas universidades brasileiras e no exterior, nos Painéis Funarte de Regência Coral e nos Festivais de Música de Goiás, Londrina e Brasília. Como compositor, tem peças publicadas pela Funarte e Gentry Publications/Hal Leonard (EUA). Estreou obras de Eli-Eri Moura, Liduino Pitombeira, Beetholven Cunha, Reginaldo Carvalho e Danilo Guanais. Deste último, regeu a world première da Missa de Alcaçus, no Carnegie Hall (EUA). Seus artigos estão publicados no Choral Journal, Per Musi, Musica Hodie, ICTUS, Opus e European Review of Academic Studies. Foi membro do Conselho de Cultura da Paraíba (2011-2013). Atualmente, é professor nos cursos de graduação (UFCG) e pós-graduação (Mestrado em Música UFPB), bem como Diretor Artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande e presidente da Nova Associação Brasileira de Regentes de Coros (ABRACO).

Foto de abertura- Arte sobre foto de Nadejda da Costa