O Painel Funarte – UFRJ de Regência Coral de Campo Grande (MS) aconteceu entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2022, no campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O curso, voltado para a capacitação em direção de coros Infantojuvenis, foi ministrado pelas professoras Cristiane Ferronato e Lucia Passos. O projeto conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Neste post, incluímos algumas fotos feitas durante o evento.
Durante o curso, foram abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com crianças da cidade. Foram oferecidas 100 vagas e as inscrições puderam ser feitas aqui no site. Os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral estão sendo promovidos presencialmente, ao longo de 2022. A primeira edição aconteceu em Campina Grande (PB) e, além de Campo Grande, o evento acontecerá em outros estados. Locais e datas estão sendo divulgados aqui no site. Confira a seguir a programação completa do Painel de Campo Grande.
Programação:
De 30/08 a 01/09 (terça, quarta e quinta)
13:30h às 15:00h – Técnica Vocal
15:30h às 17:00h – Regência, dinâmica de ensaio
17:30 às 19:00h – Leitura de repertório com regentes
19:15 às 20:45h – Prática com coro
02/09 (sexta)
13:30h às 15:00h – Técnica Vocal
15:30h às 17:00h – Regência, dinâmica de ensaio
17:30h às 19:00h – Ensaio Geral
19:30h às 21:00h – Concerto de Encerramento
Descrição das atividades:
Técnica Vocal – Professora: Lucia Passos
Respiração, postura, exercícios de aquecimento vocal e vocalizes voltados ao desenvolvimento tecno vocal e a construção da sonoridade do coro infantojuvenil.
Regência, dinâmica de ensaio – Professora: Cristiane Ferronato
Técnicas de regência, gestual, exercícios práticos aplicados ao repertório coral, estratégias para planejamento e dinâmica de ensaio.
Leitura de Repertório – Professores: Cristiane Ferronato e Lucia Passos
Ampliação do repertório com obras de compositores brasileiros e estrangeiros e arranjos da música popular e tradicional do Brasil e do mundo. Estratégias didáticas na leitura de repertório para coro infantojuvenil.
Prática de Coro – Professores: Cristiane Ferronato e Lucia Passos
Vivência prática com coro infantojuvenil formado por cantores participantes do Painel
Ensaio Geral – Professores: Cristiane Ferronato e Lucia Passos
Reconhecimento e posicionamento de palco para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana
Apresentação de Trabalho – Professores: Cristiane Ferronato e Lucia Passos
Apresentação pública do repertório trabalhado durante o curso.
Quem são as professoras
Cristiane Ferronato (foto) é arte/educadora e regente e utiliza a música, especialmente as práticas coletivas de percussão e canto, como possibilidades para transcriações artísticas, fomentando nomadismos nas práticas da existência. Nas trilhas da vida, aprendeu a valorizar e nutrir hibridismos durante sua formação e profissão. É graduada em Pedagogia, pós-graduada em Capacitação Docente em Música Brasileira, e mestra em História pela Universidade de Caxias do Sul. Especializou-se como Educadora Brincante pelo Instituto Brincante, de São Paulo, e concluiu o The San Francisco Internacional Orff Course, tornando-se especialista na abordagem Orff-Schulwerk. Na área coral, inspirou-se conceitual e ideologicamente em profissionais como Mara e Yara Campos, Renato Filippini, Lúcia Passos, Agnes Schmeling, Pablo Trindade Roballo e Federico Trindade. Atuou como professora de música em diversas escolas da região serrana do Rio Grande do Sul, regeu diversos coros infantojuvenis, entre eles, o Coro das Meninas Cantoras de Nova Petrópolis. Atualmente, é professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul e regente do Coro Juvenil do Moinho/UCS.
Lúcia Passos (foto), mineira radicada há mais de 40 anos em São Leopoldo, RS, é cantora e professora de técnica vocal e é considerada uma das maiores referências nacionais da técnica vocal para coros. Seu trabalho se destaca no cenário brasileiro, atuando junto aos solistas, coros e regentes do RS e do Brasil e como professora de técnica vocal na Oficina de Música de Curitiba. Por meio do Projeto Villa Lobos, da Funarte, realizou oficinas em todo o Brasil, colaborando na formação de coros e preparadores vocais. Foi coordenadora cultural na Unisinos, realizando projetos e diversas séries de concertos e shows. Atualmente é sócia e diretora artística da PRESTO – Produções e Promoções Artísticas, em São Leopoldo, RS. Dedicando-se à orientação de cantores, atores e professores no Espaço Livre de Música, e à preparação vocal do Madrigal Presto.
Fotos – Lanuzza de Lima / UFRJ e UFMS – Divulgação