Entre os dias 7 e 10 de setembro, os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral aconteceram simultaneamente em duas capitais brasileiras, Vitória (ES) e Natal (RN). Neste post, você confere informações e uma pequena galeria com fotos dos dois eventos.
Na cidade capixaba (à esquerda), as atividades de capacitação tiveram foco na direção de coros infantojuvenis e foram ministradas pelos professores Ana Lúcia Gaborim e Luís Gustavo Laureano, com acompanhamento do pianista Paulo Paraguassu.
Na potiguar (à direita), foram voltados para a direção de coros adultos e foram ministradas pelos professores Isabela Sekeff e André Vidal. Os Painéis estão incluídos no conjunto de iniciativas do projeto Um Novo Olhar, parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte com a UFRJ.
Em ambas as edições, foram abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com cantores participantes do Painel. Em Vitória (no vídeo acima), as atividades aconteceram no campus da Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES “Maurício de Oliveira” (Praça Américo Poli Monjardim, 60 – Centro), contando com a parceria local da própria FAMES, bem como do Música na Rede e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – Fapes.
Em Natal (no vídeo acima), as aulas foram oferecidas no campus da Universidade Potiguar (Av. Engenheiro Roberto Freire, 2184 – Capim Macio), também parceira da iniciativa. Todas as atividades dos painéis são gratuitas para interessados previamente inscritos. Confira a seguir a descrição das atividades e sua programação, bem como uma breve biografia de cada professor.
Em Vitória
Atividades:
Técnica Vocal, com o professor Luís Gustavo Laureano
Respiração, postura, exercícios de aquecimento vocal e vocalizes voltados ao desenvolvimento tecno-vocal e a construção da sonoridade do coro juvenil.
Regência, dinâmica de ensaio, com a professora Ana Lucia Gaborim
Técnicas de regência, gestual, exercícios práticos aplicados ao repertório coral, estratégias para planejamento e dinâmica de ensaio.
Leitura de Repertório, com os professores Ana Lucia Gaborim e Luís Gustavo Laureano
Ampliação do repertório com obras de compositores brasileiros e estrangeiros, arranjos do folclore nacional e internacional. Estratégias didáticas na leitura de repertório para coro juvenil.
Prática de Coro, com os professores Ana Lucia Gaborim e Luís Gustavo Laureano
Vivência prática com coro juvenil formado por cantores participantes do Painel
Ensaio Geral, com os professores Ana Lucia Gaborim e Luís Gustavo Laureano
Reconhecimento e posicionamento de palco para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana
Apresentação de Trabalho, com os professores Ana Lucia Gaborim e Luís Gustavo Laureano
Apresentação pública do repertório trabalhado durante o curso.
07/09 a 09/09 (quarta, quinta e sexta)
9:00h às 10:30h – Técnica Vocal
11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio
14:00h às 15:30h – Leitura de repertório com regentes
16:00h às 17:30h – Prática com coro
10/09 (sábado)
9:00h às 10:30h – Técnica Vocal
11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio
16:00h às 17:30h – Ensaio Geral
18:00h às 19:30h – Concerto de Encerramento
Em Natal:
Atividades:
Técnica Vocal, com o professor André Vidal
Respiração, postura, exercícios de aquecimento vocal e vocalizes voltados ao desenvolvimento tecno-vocal e a construção da sonoridade do coro adulto.
Regência, dinâmica de ensaio, com a professora Isabela Sekeff
Técnicas de regência, gestual, exercícios práticos aplicados ao repertório coral, estratégias para planejamento e dinâmica de ensaio.
Leitura de Repertório, com os professores Isabela Sekeff e André Vidal
Ampliação do repertório com obras de compositores brasileiros e estrangeiros, arranjos do folclore nacional e internacional. Estratégias didáticas na leitura de repertório para coro adulto.
Prática de Coro, com os professores Isabela Sekeff e André Vidal
Vivência prática com coro adulto formado por cantores participantes do Painel
Ensaio Geral, com os professores Isabela Sekeff e André Vidal2
Reconhecimento e posicionamento de palco para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana
Apresentação de Trabalho, com os professores Isabela Sekeff e André Vidal
Apresentação pública do repertório trabalhado durante o curso.
Programação:
07/09 a 09/09 (quarta, quinta e sexta)
9:00h às 10:30h – Técnica Vocal
11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio – Coral Infantojuvenil
14:00h às 15:30h – Leitura de repertório com regentes
16:00h às 17:30h – Prática com coro
10/09 (sábado)
9:00h às 10:30h – Técnica Vocal
11:00h às 12:30h – Regência, dinâmica de ensaio – Coral Infantojuvenil
14:00h às 15:30h – Leitura de repertório com regentes
16:00h às 17:30h – Ensaio Geral
18:00h às 19:30h – Concerto de Encerramento
Os professores:
Em Vitória
Ana Lúcia Gaborim
Doutora em Artes-Música pela USP; Mestre em Música e Bacharela em Composição e Regência pela UNESP. Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil. Professora do curso de Música da UFMS (nas áreas de Regência, Canto Coral e Fisiologia e Técnica Vocal), do Mestrado PROF-ARTES (UDESC/UFMS) e da Especialização em Regência da UFBA. É regente e coordenadora dos projetos “CanteMus – laboratório da voz” e “PCIU – Projeto coral infantojuvenil da UFMS”, que integrou a produção do CD “Crianceiras 2”. Tem diversas publicações nacionais e internacionais sobre a regência coral infantojuvenil e sua tese recebeu Menção Honrosa no “Prêmio Tese Destaque USP 2016”. Integra a diretoria da ABRACO – Associação Brasileira de Regentes de Coros, é representante estadual da ABEM – Associação Brasileira de Regentes de Coros – e é membro fundador da AFLAMS (Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul).
Luís Gustavo Laureano
Regente Coral, Cantor Lírico e Pianista com formação na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, Conservatório de Tatuí e ETEC de Artes. Atualmente é Bacharelando em Música – Voz pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp sob orientação do Prof. º Dr. º Angelo Fernandes. Foi o primeiro Coordenador da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, onde fundou e foi o primeiro Regente do Coral Jovem. No contexto coral infantojuvenil, foi Regente de Coro e Orquestra da ETEC Rubens de Faria e Souza, Oficineiro de Canto Coral da Oficina do Saber – Escola em Período Integral da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Professor de Canto Coral do PROAME – Programa de Amparo ao Menor de Votorantim, Projeto Guri de Mairinque e Grupo Referência Coro do Projeto Guri de Sorocaba. Atua há mais de 10 anos no Lar Donato Flores como Professor e Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz com o qual desenvolve ampla atividade artístico-musical e sociocultural. Atualmente integra a comissão organizadora do CIMUCI – Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil, representando assim, tanto o terceiro setor, quanto o estado de São Paulo.
Paulo Paraguassu
Bacharel em Canto Lírico pela Faculdade de Música do Espírito Santo e em Música Sacra pelo Cetebes (Vitória/ES) e em Neurociência e Aprendizagem pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Possui especialização em Regência Coral pelo ISSED FAVED e em Psicopedagogia Institucional pelo Cesap (Vitória/ES. É Pós-graduado em Neurociência e Aprendizagem pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Atuou como professor e coordenador do Curso de Música Sacra do CETEBES e professor da Faculdade de Música do Espírito Santo. Dirigiu e regeu pokets de musicais entre eles O Fantasma da Ópera (Andrew l. Webber), Os Saltimbancos (Sérgio Bradotti), O Reino de Acisum (Mário e Viviane Valadão), A Canção da Momô (Jean Charles), Natal Brasileiro (Mig e Meg). Como palestrante ministrou vários Workshops de Back Vocal no Estado do ES; e em Bridgeport/ EUA. Atua ainda como pianista acompanhador coral, tendo atuado no Brasil, e em tournée em Lisboa, Madrid, Paris e Londres. É ministro de Música da Igreja Batista da Orla em Vila Velha/ES.
Em Natal
Isabela Sekeff
Isabela Sekeff é mestre em Regência Coral pela Universidade de Missouri, Estados Unidos, especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro e licenciada em Educação Musical pela Universidade de Brasília. Este ano, ingressou como professora substituta na Universidade de Brasília na cadeira de Regência e Estruturação Musical. Foi professora da Escola de Música de Brasília por 30 anos, onde também já atuou como Coordenadora e Supervisora Pedagógica da mesma, e como Maestrina Titular do Madrigal de Brasília (coro profissional, formado por professores da Escola de Música de Brasília). Atualmente é Maestrina Titular do Coral Cantus Firmus, grupo que fundou em 1992 e que figura entre os melhores grupos do Brasil, e do Coral Cantus Firmus Infanto Juvenil. Com o Coral Cantus Firmus já foi premiada várias vezes em competições internacionais, sendo a mais recente no X World Choir Games, na Africa do Sul, onde recebeu duas medalhas de ouro nas categorias coro misto e coro folclórico. Isabela Sekeff já foi selecionada para participar de workshops de regência com alguns dos melhores regentes e corais do mundo, tais como, VancouverChamber Choir – Canadá e The King Singers – Inglaterra. Tem atuado ativamente no cenário musical da cidade e do Brasil e do exterior como Regente e professora de Regência Coral.
André Vidal
André Vidal nasceu em Fortaleza, onde atuou como diretor musical e arranjador do Grupo Vocal Macho Pero No Mucho de 1992 a 2003. Mestre em canto pela Royal Academy of Music em Londres, tem destacada atuação como solista em ópera, oratório e repertório sinfônico junto a todas as principais orquestras do Brasil, com destaque para as diversas apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo e Sala São Paulo. Atuou como professor em onze edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA), no Festival de Música de Londrina, no Colóquio de Música Antiga de Goiânia, na Semana de Música de Universidade Federal do Ceará e em duas edições dos Painéis de Regência Coral da Funarte, em Campo Grande/MS e no Crato/CE e no Festival Música na Ibiapaba. Em Fortaleza criou o Coro Euterpe, além do grupo vocal Macho Pero no Mucho. Em Brasília criou os grupos Boca do Mundo, PerSonare e Pentacordis. Com este último apresentou o espetáculo Barca di Venetia per Padova no CCBB de Brasília e em circulação pelos teatros do SESC no DF, levando o espetáculo a Taguatinga, Ceilândia e Gama. Foi orientador vocal do Coral da UnB, do Coral Brasília e do Unicanto. Atualmente rege o coro masculino Signori. É um dos mais reconhecidos arranjadores e compositores de música coral do Brasil, pós-graduado em Arranjo Musical e tendo arranjos e composições encomendados e executados por grupos como o Grupo Vocal Entre Nós de Londrina, o Quarteto Colonial e os Canarinhos de Petrópolis no Rio de Janeiro, o Madrigal de Brasília, o Cantus Firmus e o Coral da UnB em Brasília e o Coral da UFC em Fortaleza. Em 2018 regeu o Madrigal de Brasília em um concerto inteiramente dedicado às suas composições e arranjos. Em sua carreira como camerista, sempre tem privilegiado a música brasileira, tendo lançado o CD “Luz e Névoa”, de canções de Alberto Nepomuceno, além de ministrar oficinas de Canção Brasileira em várias oportunidades, e participar de estreias de obras de compositores brasileiros como Carlos Galvão e Eli-Eri Moura.