Dia 21 de setembro, quarta feria, às 19h, na Escola de Música da UFRJ, a série Concerto Sinos fez uma homenagem a José Maurício Nunes Garcia – o mais importante compositor do período em que ocorreu a independência do Brasil, que este ano tem seu bicentenário comemorado. No palco, o Coro Sinfônico e a Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral – ACC interpretaram uma das obras mais notáveis do compositor, Missa de Nossa Senhora do Carmo, de 1818.
Na abertura do programa, sob regência de Jésus Figueiredo, foi apresentado o “Moteto Candor est Lucis acternae”, do compositor mineiro Tristão José Ferreira, composto em 1829 para soprano e orquestra. Essa partitura foi restaurada pelo maestro Ernani Aguiar a partir dos manuscritos do Museu da Inconfidência de Ouro Preto e fará parte do Repertório Sinos, na série de obras publicadas em comemoração ao Bicentenário da Independência.
Já a Missa composta por Padre José Maurício fora apresentada em primeira audição pelo Coro da ACC com a Orquestra Camerata do Rio de Janeiro, sob a regência de Henrique Morelenbaum, em 5 de abril de 1986, na Igreja da Candelária, no Rio. Sua partitura foi recentemente restaurada a partir de manuscritos e foi apresentada ao público após vários anos fora das temporadas. O espetáculo foi gravado em vídeo para a série de Concertos Sinos, e será posteriormente disponibilizado gratuitamente no canal Arte de Toda a Gente, no Youtube.
O programa do Concerto:
“Moteto Candor est Lucis acternae” – de Tristão José Ferreira, para soprano e orquestra.
Soprano Michele Menezes
“Missa de Nossa Senhora do Carmo” – de José Maurício Nunes Garcia, para coro e orquestra.
Coro Sinfônico da ACC
Solistas:
Soprano, Michele Menezes
Mezzo-soprano, Helena Lopes
Tenor, Gabriel Senra
Baixo 1, João Marcos Charpinel
Baixo 2, David Rasga
Regente: Jésus Figueiredo
A ACC
A Associação de Canto Coral, por sua vez, é uma das mais importantes instituições musicais do Rio de Janeiro, fundada na década de 1940 pela professora e regente Cleofe Person de Mattos (1913-2002). Ao longo de sua história a ACC foi conduzida por compositores e maestros de renome, como Villa-Lobos, Stravinsky, Karl Richter e Francisco Mignone, dentre outros. Em 80 anos de atuação, a Associação se dedicou à obra de José Maurício Nunes Garcia, tendo produzido inúmeras gravações e edições de suas obras. A Missa foi gravada em LP pela ACC e Orquestra Camerata na Escola de Música da UFRJ, em setembro de 1986, com produção da Funarte/INM-UFRJ e Clio Discos.
Os Concertos Sinos
A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos estão em sua terceira temporada e todas as apresentações gravadas da série até aqui estão disponíveis tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.