Orquestra de Volta Redonda em dose dupla no Concerto Sinos

Os vídeos 7 e 8 da terceira temporada do Concerto Sinos (2022) trazem uma apresentação da Orquestra de Volta Redonda, sob regência de Sarah Higino. O programa é formado por obras encomendadas e compostas especialmente para o Repertório Sinos, com foco nas orquestras sociais, por quatro compositores, três brasileiros – Denise Garcia, Helder Oliveira e Mateus Araujo – e uma venezuelana – Elodie Bounye – e foi dividido em duas partes.

A primeira já está no ar aqui no site e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Nela, o grupo interpreta, de Denise Garcia, Trespassos, peça em três movimentos nos quais a autora mistura elementos como a escrita minimalista, a polirritmia e a linguagem popular. De Helder Oliveira é tocado o Pequeno cancioneiro, uma coleção de canções autorais baseada em gêneros típicos do nordeste brasileiro.

A segunda parte do concerto, o vídeo 8, com lançamento previsto para o dia 19 de agosto, mostra obras inéditas de Mateus Araujo e Elodie Bouny, também compostas por encomenda do projeto. A Suíte para cordas nº2, de Mateus Araujo, faz parte de uma série criada pelo compositor em diferentes níveis de dificuldades técnicas para as orquestras jovens, cada uma abordando temas variados da vida cotidiana. A segunda, que tem por subtítulo Cenas da Roça, nos remete ao ambiente rural, com suas paisagens e animais característicos. Já Elodie Bouny propõe uma obra em forma de suíte abordando personagens típicos do folclore nacional que povoam o imaginário dos brasileiros de diferentes gerações. Na peça, a compositora utiliza diferentes elementos da linguagem musical para criar o ambiente mágico das lendas populares, incluindo o canto sedutor das sereias no terceiro movimento.

Volta Redonda, Cidade da Música

Constituída de aproximadamente 50 músicos, entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda faz parte de um dos mais antigos e efetivos projetos de educação musical vinculados à rede municipal de ensino, o Volta Redonda, Cidade da Música. Criado em 1974, pelo professor Nicolau Martins de Oliveira, o projeto é mantido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Educacional de Volta Redonda e abrange cerca de 5.000 alunos dos ciclos básico, fundamental e médio.

O Maestro Nicolau, idealizador e coordenador do projeto, diz que o projeto “foi uma inspiração que surgiu para fazer crianças conhecerem música”. A maestrina Sarah Higino complementa: “Todas as crianças das escolas onde nós trabalhamos têm oportunidade de serem inseridas no processo musical”.

Uma das alunas do projeto, Eloá Teixeira, de 12 anos, fala com empolgação sobre se apresentar e “todos saírem alegres com a música na cabeça”, o que dá uma ideia de como é o clima que envolve o espetáculo.

Os programas

Vídeo Concerto Sinos 7 – 2022

Denise Garcia (1955)

Trespassos (2021)

I- Circular

II- Samba Reggae paulista

III- Trêmolo

Helder Oliveira (1987)

Pequeno cancioneiro (2021)

I- Barcarola

II- Canção da dor

III- Pastoril

Vídeo Concerto Sinos 8 – 2022

Mateus Araujo (1971)

Suíte para cordas nº2 “Cenas da Roça” (2020)

I- Orvalho

II- O Riacho

III- Borboleta 88

IV- Pipoca

V- Saracura no Crepúsculo 

Elodie Bouny (1982)

Suíte Infância Brasileira para cordas (2020)

I- Boitatá, a Cobra de Fogo

II- Cuca

III- Iara, a chamada das sereias

IV- Lobisomem

O primeiro vídeo já pode ser acessado pelo canal Arte de Toda Gente do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=Dv5O1LfZUxw) e também pelo site do projeto Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais (https://sinos.art.br).

Concertos de outras temporadas podem ser visualizados através da playlist do Concerto Sinos:

https://www.youtube.com/watch?v=xwI1r3cn-KE&list=PL5mP5ut65rSLdEoxCiGvFrMY5DETOYWLS

Fotos de Divulgação (abertura) e divulgação da TV Brasil (no corpo da matéria)