A partir do final de julho, o Ópera em Ação começa a oferecer uma série de oficinas de capacitação para regentes, artistas, técnicos e estudantes com foco na produção e apresentação de óperas no Brasil. As atividades abordam temas que vão de especialidades cênicas, como a concepção e fabricação de cenários e indumentária, à musicais, como preparação de repertório, canto e interpretação e serão oferecidas nas cidades de Porto Alegre, Ribeirão Preto, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador. Presenciais e gratuitas, as oficinas serão conduzidas por professores especialistas e contarão com a parceria de instituições locais. Em Porto Alegre, onde as primeiras aulas acontecem, por exemplo, as oficinas estarão inseridas dentro da programação do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul. Mais informações sobre oficinas na capital gaúcha e em Ribeirão Preto, assim como links para inscrições estão disponíveis em https://artedetodagente.com.br/opr-edicao-oea/ e o número de vagas é limitado. O Ópera em Ação é uma vertente do Projeto Ópera, parte do programa Arte de Toda Gente – parceria da Funarte com a UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Ópera em Ação em Porto Alegre e Ribeirão Preto
Na capital gaúcha, as atividades se inserem dentro da programação do Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos, realizado pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre em parceira com a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e a Fundação Theatro São Pedro, com financiamento da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS). Lá, serão oferecidas três oficinas, sendo a primeira delas a de Prática musical sob regência e preparação de repertório, ministrada pelo maestro Gabriel Rhein Schirato entre os dias 31/07 e 04/08. As aulas têm como público-alvo cantores líricos e pianistas correpetidores e acontecerão na Sala de Recitais do Complexo Casa da OSPA (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Praia de Belas, Porto Alegre – RS). Em seguida, entre 21 e 25/08, acontece a Oficina de Teatro para cantores líricos, com Zé Adão Barbosa e, entre 25 e 29/09, a Oficina de Interpretação para cantores líricos, com Pablo Maritano.
Em 28/07, em Ribeirão Preto (SP), se inicia a Oficina de Percepção corporal e expressão vocal – Contrologia da voz (aulas até 27/08), com as professoras Aline Souza e Gisele Ganade no Teatro Minaz (Rua Carlos Chagas, 273, Jardim Paulista – Ribeirão Preto – SP). A esta capacitação se somarão a Oficina de confecção e utilização de máscaras da Commedia Dell’ Arte, com o professor André Cruz (de 31/07 a 28/08), e a Oficina de interpretação e estilo no repertório operístico (de 05 a 07/08), com o professor Abel Rocha.
A programação completa das atividades nas demais cidades será divulgada em breve no site do programa Arte de Toda Gente – https://artedetodagente.com.br.
O Ópera em Ação
Parte do Projeto Ópera, do programa Arte de Toda Gente – parceria da Funarte com a UFRJ, através de sua Escola de Música – o Ópera em Ação tem por objetivo levar diferentes eventos desse gênero artístico musical aos mais variados públicos por todo o Brasil. As atividades incluem oficinas, cursos, seminários e encontros para a formação e qualificação de profissionais e estudantes; e também espetáculos em diferentes formatos, como recitais líricos, óperas em forma de concerto ou encenadas, que circulem por diferentes cidades.
Nas oficinas são oferecidos cursos ministrados por professores especialistas nas diversas linguagens artísticas e atividades técnicas envolvidas na produção de um espetáculo de ópera. As especialidades musicais contemplam o canto, a regência, a correpetição ao piano e a interpretação do repertório. Nas especialidades cênicas estão, por exemplo, a cenografia, a indumentária, a adereçaria, a perucaria, a maquiagem, a iluminação e a direção cênica. As especialidades técnicas contemplam as atividades profissionais desenvolvidas no chamado backstage, desde as coxias aos camarins. Os espetáculos, por sua vez, levam em consideração a capacidade de produção do projeto, as condições logísticas para a circulação e o espaço disponível para sua apresentação.
A Academia de Ópera
A Academia de Ópera nasceu como uma das iniciativas do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, e tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos orquestrais, com a formação de orquestras, e junto a instituições que mantenham orquestras jovens. O projeto envolve a produção de videoaulas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. E contempla também a produção e apresentação de espetáculos, incluindo quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura e, em parte já encenados.