Já está no ar o oitavo Concerto Sinos da Temporada 2021. No programa, obras dos brasileiros Edgardo Guerra, Ernani Aguiar e Fernando Morais, interpretadas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, com regência de Felipe Prazeres. O vídeo com a apresentação está disponível aqui no site e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
**O concerto**
O concerto se inicia com *Madrigal*, obra composta em 1910 por Edgardo Guerra (1886-1952) no período em que ele viveu em Londres, Inglaterra. No Rio de Janeiro, este violinista e compositor atuou como professor de violino no Conservatório de Música do Distrito Federal e como livre docente da Escola de Música da UFRJ.
A segunda obra, *Lamento*, foi uma encomenda do Sinos ao compositor Fernando Morais, trompista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e professor da Escola de Música de Brasília.
Esta oitava edição dos Concertos 2021 termina com as *Quatro Melodias Folclóricas*, de Ernani Aguiar, compostas a partir de temas extraídos do Ensaio sobre a música brasileira (1928), de Mário de Andrade.
***Foto de abertura: Orquestra Sinfônica da UFRJ – Foto: GUSBOMFIM***