Oficinas gratuitas de capacitação em projetos em São Paulo

Uma série de oficinas presenciais gratuitas serão oferecidas no Complexo Cultural Funarte SP, no Centro da capital paulista. As atividades de capacitação têm como foco artistas, produtores, estudantes e profissionais liberais e são voltadas a projetos culturais e artísticos, e acontecem entre os dias 16 de agosto e 27 de outubro. As oficinas abordarão cinco temas: Elaboração de projetos culturais; Produção artística e cultural; Pesquisa e indicadores culturais; Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados; e Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais. É possível participar de uma ou mais atividades e não são necessários conhecimentos prévios. As inscrições podem ser feitas neste link: https://forms.office.com/r/QgmL9Vfrs3 .

A iniciativa é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. As cinco oficinas contemplam todas as etapas relacionadas a um projeto cultural e terão a duração de 12 horas cada uma, somando 60 horas de aprendizado. Para cada módulo, são oferecidas 30 vagas (confira a relação completa abaixo). Serão emitidos certificados para os participantes que frequentarem pelo menos 75% das aulas. O endereço do Complexo Cultural Funarte SP é: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo (SP).

 

As oficinas e seus responsáveis:

 

Elaboração de projetos culturais, com Dani Ribas

Dias 16 a 24 de agosto (terças e quartas-feiras) | Horário: 14h30 às 17h30

Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.

Vagas: 30

 

Dani Ribas é diretora da Sonar Cultural Consultoria. É doutora em Sociologia pela UNICAMP e Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural. Trabalhou como consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, e como pesquisadora do CPF-SESC SP. Exerceu o cargo de diretora do DATA SIM. Fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. É professora de “Music Business”, no Music Rio Academy, OnStage Lab, Música & Negócios (Inst. Gênesis/PUC-Rio), FESP SP, e de Gestão Cultural, na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.

 

Produção artística e cultural, com Cláudia Vendramini

Dias 30 e 31 de agosto; 6 e 13 de setembro (terças e quartas-feiras) | Horário: 14h30 às 17h30

Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.

Vagas: 30

Duração: 12h

Cláudia Vendramini é mestre em Museologia (PPGMUS-USP) e especialista em Gestão de Projetos Culturais (CELACC/ECA/USP). Possui experiência profissional na área das artes visuais como educadora/mediadora, professora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural. Foi coordenadora de produção da 29ª Bienal de São Paulo (2010), colaborou no programa educativo na 32ª Bienal (2016), e atuou como gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo (2017, 2018 e 2019). É professora-colaboradora da Escola de Comunicações e Arte, da USP.

 

Pesquisa e indicadores culturais, com Gisele Jordão

Dias 17 e 24 de setembro (sábados) | Horário: 10h às 17h

Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.

Vagas: 30

Duração: 12h

Gisele Jordão é doutora em Comunicação e Práticas do Consumo; mestre em Gestão Internacional; e graduada em Comunicação Social, pela ESPM-SP. Atualmente é professora e coordenadora do bacharelado em Cinema e Audiovisual, da ESPM-SP. É sócia-diretora da 3D3 Comunicação e Cultura. Tem experiência na área de artes e gestão cultural, e atua principalmente nos seguintes temas: comunicação, artes, patrocínio e marketing cultural. É consultora de empresas para o investimento privado em cultura e gestora de projetos artísticos.

 

Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados, com Daniele Torres

Dias 4, 6, 11 e 13 de outubro (terças e quintas-feiras)| Horário: 14h30 às 17h30

Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.

Vagas: 30

Duração: 12h

Daniele Torres é museóloga, com pós-graduação em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi a gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura, desde 2004, e do Cultura e Mercado, desde 2016. Atualmente é diretora do Instituto AES.

 

Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais, com Karina Poli

Dias 18, 20, 25 e 27 de outubro (terças e quintas-feiras) | Horário: 14h30 às 17h30

Público-alvo: artistas, produtores culturais e interessados no tema.

Vagas: 30

Duração: 12h

Karina Poli tem pós-doutorado em Cinema, Rádio e Televisão (ECA/USP). É doutora e mestre em Comunicação (ECA/USP). É graduada em História (PUC/SP) e foi pesquisadora visitante do “Network”, centro de pesquisa em “Creative and Cultural Economy”, na Queen Mary University of London, aonde  estudou os impactos das políticas públicas para a economia criativa na formação de hubs criativos. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Gestão Cultural, na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP).

Imagem de abertura: montagem CCOM Funarte- (Fotos: divulgação)

Demais fotos: divulgação