O professor de Pixinguinha

Mario AlvaresNesta terça-feira, dia 4/5, entra no ar a sexta aula do módulo Personagens do Choro, parte da série Casa do Choro aqui no Bossa Criativa. Apresentado pela professora e cavaquinista Luciana Rabello, o vídeo falará sobre um compositor de obra tão rica quanto desconhecida: Mário Álvares (foto).

Nascido no Rio de Janeiro em meados da década de 1870, Mário foi um virtuose do cavaquinho, compositor e inovador de nossa música, que atuou junto a outros compositores extraordinários, como Anacleto de Medeiros – que o levou para tocar com a célebre Banda do Corpo de Bombeiros –, Pixinguinha e Donga e teve músicas suas letradas por Catulo da Paixão Cearense.

Também professor, Mário Álvares teve como aluno Alfredo da Rocha Vianna Filho, que anos mais tarde se tornaria conhecido como Pixinguinha e que, antes ganhar fama como compositor, flautista e saxofonista, estudou cavaquinho.

Além do site, o vídeo com Luciana Rabello estará também disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Saiba um pouco mais sobre Mário Alvares e conheça seu acervo de partituras digitalizado aqui.

Ouça aqui “Sertanejo”, Tango brasileiro composto por Mário Álvares em interpretação de Gustavo Cândido (cavaquinho 5 cordas), Luizinho 7 Cordas (violão 7 cordas), Ricardo Cassis (violão), Agnaldo Luz (cavaquinho centro), Pedro Pita (pandeiro e ritmo).

Confira também uma entrevista exclusiva com a Luciana Rabello aqui no site.