“O Pequeno Cancioneiro” no Repertório para Canto Coral do Um Novo Olhar

*Foto: Ana Branco – Divulgação*
A partir de terça-feira, 23 de março, estará disponível aqui no site, *O Pequeno Cancioneiro*, de João Guilherme Ripper. Em vídeo, áudio e partitura, a obra será incluída na seleção Repertório para Canto Coral, do projeto Um Novo Olhar, destinada a fornecer a regentes de coro infantil material didático e repertório de compositores brasileiros.

A obra *O Pequeno Cancioneiro* é uma singela coletânea de seis peças com temas e graus de dificuldade variados e que podem ser cantadas separadamente. As duas últimas canções fazem parte da ópera *Onheama* (2014), com libreto de João Guilherme Ripper, baseado no poema *A infância de um guerreiro* de Max Carphentier. Elas permitirão que as crianças entrem em contato com tradições e lendas de origem amazônica e conheçam um pouco mais da cultura brasileira.

**O compositor**
João Guilherme Ripper, nasceu em 20 de agosto de 1959, no Rio de Janeiro. Formou-se em Composição e e fez mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação de Henrique Morelenbaum e Ronaldo Miranda. Cursou o doutorado em Composição na The Catholic University of America, em Washington D.C. onde estudou com o compositor Helmut Braunlich e a musicóloga argentina Emma Garmendia. Como gestor, dirigiu a Escola de Música da UFRJ (1999-2003), instituição onde atua como professor na área de Composição desde 1988, a Sala Cecilia Meireles (2004-2015) e a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2015-2017). Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Música.
Sua vasta produção musical, executada com frequência nas principais salas de concerto do Brasil e no exterior, que abrange peças para instrumento solo, coro, conjunto de câmara, repertório sinfônico e óperas, revela um compositor singular, com habilidades musicais e literárias refinadas.