O Pará em piano e voz

Já está no ar, aqui no site do Bossa Criativa, o pocket show Pará Musical I, com a dupla formada pela cantora Andréa Pinheiro e o pianista Paulo José Campos de Melo. Juntos, eles interpretam canções de compositores paraenses de diferentes épocas, desde nomes consagrados, como o maestro Waldemar Henrique (Foi Boto, Sinhá!) e a dupla Paulo André e Ruy Barata (Pauapixuna e Carta Noturna), até artistas revelados mais recentemente, como Vital Lima e Leandro Dias (Uma Bem-te-vi); Luiz Pardal e Jorge Andrade (As Asas São Sempre Leves) e Alex Ribeiro (Dançando nas Telhas). Vídeo já está disponível, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube ([www.youtube.com/artedetodagente](www.youtube.com/artedetodagente)).

Cantora e violonista, Andréa Pinheiro, iniciou sua carreira com apresentações em teatros e festivais de música, em 1987 e, entre 1994 e 2000, cantou à frente da Amazônia Jazz Band. De sua discografia fazem parte os álbuns: Fiz da vida uma canção (2001), sobre a obra do maestro Waldemar Henrique; Diz que fui por aí (2004), em parceria com o grupo carioca Galo Preto; e Na Marola (2018), ao lado do Trio Lobita, grupo de choro do qual faz parte desde 2009. Ela está animada com o show. “Pra mim, participar de um projeto como o Bossa Criativa, é poder mostrar um pouco da música que se faz aqui na minha cidade, Belém do Pará”, diz Andréa. “Principalmente num tempo difícil como esse que estamos vivendo, algo tão novo, em que a gente precisa de isolamento e o confinamento é a nossa realidade. É reconfortante saber que a música, através de um projeto como esse, que a arte, pode caminhar para o mundo”, afirma a cantora.

Já Paulo José Campos de Melo é arranjador, compositor e pianista. Foi aluno do Conservatório Carlos Gomes (PA) e é bacharel em piano pela Escola Superior de Artes de Berlim. Ele já se apresentou em mais de 20 países e foi diretor musical de teatros na Alemanha, Suíça e Áustria. É autor de duas óperas de câmara e de um musical, ambos editados em Viena.

O vídeo para o pocket show foi gravado por Andréa e Paulo José em junho último, em um estúdio de Belém, e será seguido, no dia 28/8, por outro registro, com os também paraenses Arthur Nogueira, Márcio Farias, Pedrinho Cavalléro e Olivar Barreto, no Pará Musical II.

Foto: Walda Marques