O adeus a Nelson Freire

É com profundo pesar que registramos o falecimento, neste dia 1/11/2021, aos 77 anos de Nelson Freire, pianista brasileiro considerado um dos maiores instrumentistas do mundo.

Nascido em Boa Esperança, Minas Gerais, Freire começou a tocar piano aos três anos e, aos 12 anos, foi finalista do Primeiro Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, ganhando uma bolsa de estudos na Europa. Mudou-se para para Viena em 1959 e teve como mestre o pianista Bruno Seidlhofer.

Com diversas premiações, Nelson Freire trilhou uma brilhante carreira internacional, tendo se apresentado em mais de 70 países, com orquestras como as filarmônicas de Berlim, Londres, Nova York e Israel, a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam, a Gewandhaus de Leipzig e as Orquestras de Munique, Paris, Tóquio, São Petersburgo, Viena, Boston, Filadélfia, Cleveland, Los Angeles, Chicago e Montreal.

Com uma grande discografia, ele registrou obras de grandes mestres como Chopin, Schumann, Brahms, Liszt, Grieg, Tchaikovsky e Villa-Lobos, tendo gravado em diversos países e produzido álbuns que se tornaram referências. Na década de 1980, ao lado da pianista argentina Martha Argerich, gravou obras de Rachmaninoff, Lutoslawski e Ravel, além das *Bachianas Brasileiras número 3*, de Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida por Isaac Karabtchevsky.

Já nos anos 2000, lançou álbuns com gravações dos Estudos e Noturnos de Chopin; seleções de obras de Liszt, Schumann, Beethoven, Bach e Debussy; e dois Concertos de Brahms, gravados com a Orquestra Gewandhaus, de Leipzig, sob regência de Ricardo Chailly. O álbum recebeu o prêmio de melhor disco do ano, pela revista *Gramophone*, de Londres.

Em 2011, Nelson Freire foi laureado com o título de Doutor Honoris Causa pela UFRJ, por indicação de sua Escola de Música. (na foto de Ana Liao, abaixo) .

![Nelson Freire UFR 2011 – Foto Ana Liao.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Nelson_Freire_UFR_2011_Foto_Ana_Liao_ba94487068.jpg)

Em 2017, o pianista participou das homenagens aos 130 anos de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos, apresentando-se com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, regida por Roberto Tibiriçá. Na ocasião, a peça interpretada foi *Momoprecoce* (1929), [e você pode assistir a esse concerto aqui.](https://www.youtube.com/watch?v=l1nFB3_JQmc)

Em 2012, Freire lançou o álbum *Brasileiro*, com obras de compositores como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Lorenzo Fernandez, Henrique Oswald, Alexandre Levy, Barrozo Netto, Claudio Santoro e Francisco Mignone, sendo vencedor do Grammy Latino.

Em 2003, sua trajetória artística até então foi tema de um documentário do cineasta João Moreira Salles, *Nelson Freire*.

***Fontes: Agência Brasil, G1, site da Escola de Música da UFRJ***

*Foto de abertura: Divulgação do artista.*