Novos vídeos na Mostra Virtual de Paraty

Iniciada em 23 de junho, a Mostra Virtual Bossa Criativa Paraty traz todas as semanas dois novos videodocumentários que falam sobre história, cultura e atividades criativas dessa cidade patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, sempre na voz de gente que vive e trabalha na região, personagens que relatam suas trajetórias. Os primeiros vídeos já estão disponíveis no canal Arte de Toda Gente https://www.youtube.com/artedetodagente e, agora, uma nova série de documentários começa a ser postada, começando com “Tradição e Cultura” (terça, 19/07, na foto) e “Agricultura Familiar” (21/02). A mostra faz parte do Programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Os novos vídeos da mostra:

A segunda etapa da mostra começa no dia 19 de julho, às 18h contará com duas postagens semanais – sempre às terças e quintas-feiras e trará os documentários “Tradição e Cultura” (foto acima), “Agricultura Familiar”, “A Natureza que Alimenta e Cura”, “Da Cultura Afro, o Maracatu, a Capoeira e o Candomblé”, “A Arte de Toda Gente Paratyense” e “Secretaria de Cultura”. A programação completa pode ser acompanhada pelo site do Projeto Bossa Criativa, onde também estão disponíveis informações sobre os vídeos já publicados – https://bossacriativa.art.br/noticias/mostra-virtual-revela-paraty-em-musica-imagens-historias-poesia-e-fazeres-de-sua-gente . Todos os documentários postados podem ser assistidos no canal Arte de Toda Gente, no Youtube (https://www.youtube.com/artedetodagente).

Os dois primeiros

19/07 (terça-feira) Tradição e Cultura – 18h

Apresentação musical da Banda Santa Cecilia e do grupo Os Caiçaras Cirandeiros de Paraty, narrados por moradores que são seus integrantes, perpetuadores da tradição e da cultura da cidade, presentes nos festejos da comunidade paratiense.

Os grupos participantes do vídeo:

A Banda Santa Cecília foi fundada no ano de 1954 e é formada por jovens católicos da Congregação Mariano de Paraty. Inicialmente, esteve sob a regência do Mestre Benedito das Flores, conhecido popularmente como Maestro Potinho. Falecido em 1985, ele foi substituído então por Jefferson Núbile.

Já os Caiçaras Cirandeiros de Paraty surgiram com um grupo de amigos que se reuniram no palco da igreja Matriz no ano de 1992, para o show de calouros da Festa de Divino Espírito Santo de Paraty. Seu repertório é formado por cantigas da identidade local.

21/07 (quinta-feira) Agricultura Familiar– 18h

A agricultura sempre fez parte da tradição das famílias paratienses e o saber plantar é passado de pai para filho. O vídeo nos mostra como as plantas interagem entre si no processo de agrofloresta, a maneira como o homem deve se relacionar com a natureza e como é possível enriquecer o solo a partir do próprio plantio, além de como a apicultura é usada no tratamento de saúde.

Os participantes do vídeo:

Eraldo Alves Filho (na foto), conhecido na cidade como “Eraldo do Mel”, tem 62 anos e nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Veio com sua família para Paraty em 1955, instalando-se no bairro Coqueiro, onde vive até hoje. Aprendeu a ler sozinho aos 6 anos e, de seu pai, herdou o interesse pela natureza, de onde surgiu seu amor pela agriculta e a apicultura. Recebeu o título de cidadão Paratyense no ano de 2019.

Fotos: capturas de tela dos documentários – divulgação