Novos cursos na Academia ATG têm inscrições abertas

Música de câmara – Foto: Henrique Koifman

Já estão abertas as inscrições para um novo conjunto de cursos, on-line e gratuitos, da Academia Arte de Toda Gente – ATG. Desta vez, são oferecidas vagas para os cursos de Clarineta, Trompa, Aprendendo Música de Câmara, Musescore (programa de edição de partituras) e Literatura+Educação+Acessibilidade. As aulas serão ministradas no ambiente virtual da UFRJ, com acesso restrito aos alunos matriculados, e haverá emissão de certificado para os que cumprirem as tarefas previstas. Os formulários para inscrição e mais informações sobre a Academia estão disponíveis em Academia Arte de Toda Gente.

Os cursos da Academia ATG têm atraído cada vez mais alunos: as turmas cujas inscrições se encerraram no dia 26 de fevereiro, por exemplo, tiveram um número recorde de interessados, superando os 3 mil inscritos, de todas as regiões do Brasil.

Sobre os cursos oferecidos

O curso de clarineta trabalhará elementos técnicos e interpretativos do instrumento através de uma abordagem histórica, com ênfase no Brasil e Europa, com algumas inserções na América Latina e EUA.

O curso de trompa está organizado em cinco unidades de estudo, que trabalharão emissão sonora, fundamentos técnicos, interpretação musical e aspectos gerais do instrumento.

O curso Musescore tem como objetivo capacitar estudantes a operar esse software de edição de partituras com arquitetura aberta, mas também buscará fornecer conceitos e práticas de editoração musical profissional qualificada.

O curso Aprendendo Música de Câmara será voltado à percepção e compreensão de elementos musicais através da história da música e seus gêneros.

O curso Literatura + Educação + Acessibilidade abordará marcos legais sobre acessibilidade, livro, leitura e literatura; princípios teóricos, experiências com mediações de leitura acessíveis e inclusivas e formação de leitores com deficiências; recursos de acessibilidade; livros em múltiplos formatos acessíveis; línguas de sinais, identidades surdas e letramento de alunos surdos; literatura surda e poesia em línguas de sinais.

Os cinco cursos têm inscrições abertas até o dia 26/03, no site da Academia ATG.

Os professores:

Clarineta, Joel Barbosa – Professor de Clarineta da Escola de Música da UFBA. Graduado em Música pelo Conservatório de Tatuí e pela UNICAMP, Mestre e Doutor em Música pela University of Washington. Obteve a primeira colocação no VIII Concurso Jovens Instrumentistas, Piracicaba-SP, e, com o grupo Janela Brasileira, recebeu os prêmios “Copene Cultura e Arte” e “Rumos Itaú Cultural”. Foi integrante da Comissão de Atividades Musicais Comunitárias da ISME (International Society for Music Education), tendo participado de seus congressos na Europa, América do Norte, Ásia e África.

Trompa, Philip Doyle (foto abaixo) – Professor de Trompa da Escola de Música da UFRJ. Bacharel em Trompa e Mestre em Música pela UFRJ. Trompista solista da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e membro do Quinteto Villa-Lobos. Recebeu prêmios como: Prêmio BR-Rival em 2008 pelo CD “Quintetos de Sopro Brasileiros 1926-1974”; indicação ao Grammy Latino em 2011 pelo CD “Rasgando Seda”; Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como melhor grupo de câmara em 2001 e 2009.

Musescore, Júlio Merlino – Doutor em Música (Poéticas da Criação Musical), Mestre em Música (Composição) e Bacharel em Música (Saxofone) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Saxofone da Escola de Música da UFRJ, diretor musical e regente da UFRJazz Ensemble.

Aprendendo Música de Câmara, Paula da Matta – Pianista e Professora de Música de Câmara da Escola de Música da UFRJ. Pós-doutora pela UFRJ, Doutora em Música pela Unirio, com estágio na Université de Paris IV-Sorbonne. Estudou com Menahem Pressler na Indiana University (EUA) – tendo obtido nota máxima no curso de Performer Diploma em Piano – e com Pavel Gililov, na Hochschulefür Musik Köln, Alemanha.

Literatura+Educação+Acessibilidade

Bruno Abrahão – Docente do Departamento de Letras Libras da UFRJ e Doutorando em Literatura Comparada na UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre LIBRAS e letramento visual para surdos, por meio de contos, fábulas e poesia surda e contemporânea, especialmente sobre Visual Vernacular, Poesia Concreta, Poesia A-Z, SLAM de Poesia e Poema Processo.

Danielle Ramos – Doutora em Literatura Comparada (UFF) e atua como professora-adjunta do setor de Estudos Literários do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ. É membro do Projeto Nacional de Letramentos (CNPq/USP) e colaboradora do grupo de trabalho Transculturalidade, linguagem e educação, da ANPOLL.

Carla Much – É uma das fundadoras e coordenadoras da Mais Diferenças – ONG que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas. Pedagoga com especialização em educação especial – deficiência intelectual, Pós-graduada em Tecnologia Assistiva e Mestre em Psicologia da Educação.