Nova geração canta Chico Buarque na Mostra ATG

Dois cariocas da nova geração, a cantora e instrumentista Alice Passos e o multi-instrumentista Maurício Massunaga se encontraram para apresentar músicas de um  compositor que marcou suas formações: Chico Buarque de Hollanda. Maurício substituiu Miguel Rabello, originalmente escalado para o espetáculo, mas que, por ter contraído covid, não pôde se apresentar. Originalmente batizado de  Influências, o show transformado em homenagem a Chico foi a atração de 22 de junho da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente, no Teatro Dulcina, no Rio. A apresentação teve entrada franca. A série de espetáculos faz parte do programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

No palco, a dupla, na voz de Alice e no violão de sete cordas de Maurício, mostrou seus arranjos para pérolas como Paratodos, Todo o Sentimento e Construção, de Chico Buarque sozinho ou em parceria com outros artistas de nossa múscia. 

Sobre os artistas

Alice Passos (foto) trabalha desde 2000 com música. Nascida em uma família musical – a mãe é a multi-instrumentista e compositora Ignez Perdigão, o pai, o luthier Mario Jorge Passos –, tinha 9 anos quando entrou para orquestra Flautistas da Pró-arte. Desde então, se apresentou ao lado de Gilberto Gil, Roberta Sá, Áurea Martins e Renato Braz, entre outros. Ela participou também de gravações com Jards Macalé, Wilson das Neves, Alfredo Del Penho e Quarteto em Cy, entre outros, e foi assistente de direção musical na mixagem do cd e dvd Carioca, de Chico Buarque. Em 2017, criou o curso “Quando Canto” de aulas de canto em grupo e vem se especializando no campo da voz desde 2008, quando começou a ter aulas com Eládio Pérez-Gonzáles. Tem dois discos gravados:“Voz e Violões (com participações de Dori Caymmi, Guinga, Theo de Barros, entre outros) e Ary (com André Pinto-Siqueira e Maurício Massunaga).

Maurício Massunaga (foto) é multi intrumentista e, particularmente como violonista e guitarrista, é muito requisitado. Tem em seu currículo apresentações ao lado de nomes da MPB como Sombrinha, Dudu Nobre, Casuarina, Mart’nalia e Zélia Duncan, entre outros. Arranjador, ganhou o Estandarte de Ouro do jornal O Globo por seu trabalho com o bloco Pérola da Guanabara, em 2017.

Fotos de Henrique Koifman