Foto de divulgação
Na quarta-feira, 16 de novembro, às 19h, o Teatro Dulcina, no Rio, recebeu o espetáculo teatral “Negra Palavra I Solano Trindade”, com direção de Orlando Caldeira e Renato Farias. A peça celebra a obra do poeta e ativista pernambucano Solano Trindade (1908/1974), reconhecido por uma vida de luta contra a opressão de negros e pobres e é parte do Circuito ProArt e do Temporadas Artenegríndias, ciclo de atividades promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da UFRJ. O espetáculo integra a Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Os ingressos, gratuitos, podem ser obtidos antecipadamente na plataforma www.sympla.com.br ou retirados diretamente na bilheteria do teatro.
O espetáculo
A peça fala sobre a vida e obra do poeta Solano Trindade (1908/1974), sua infância em Pernambuco, colorida pela sonoridade das feiras populares e pela ancestralidade do maracatu. Aborda sua militância em diversas cidades do Brasil, como cidadão negro em um país racista, lutando pela paz e contra a fome, e sua experiência como homem, entregue ao amor e ao cuidado da família. No palco, corpo, música e poesia se entrelaçam para representar uma só história: tanto a de Solano em seu tempo, como a dos homens negros contemporâneos, aqui e agora.
Mais informações sobre o espetáculo: proart@forum.ufrj.br
Ficha técnica:
Poesias: Solano Trindade
Direção-Geral: Orlando Caldeira e Renato Farias
Roteiro: Renato Farias
Elenco: Adriano Torres, André Américo, Eudes Veloso, Jorge Oliveira, Leá Cunha, Lucas Sampaio, Rodrigo Átila e Thiago Hypólito
Direção Musical e Percussão Corporal: André Muato
Direção de Movimento: Orlando Caldeira
Direção de Atores: Drayson Menezzes
Assistente de Direção: Thati Moreira
Direção de Arte: Raphael Elias
Assistente de Arte: Julia Marques
Iluminação: Rafael Sieg
Operador de luz: Rafael Mentges
Designer: Vitor Moniz
Gerenciamento de Redes Sociais: Caroline Frizeiro
Figurino: Julia Marques
Direção de Produção e Produção de Conteúdo: Eudes Veloso
Produção: Ândrea Cordeiro e Bia Thomaz e Jorge Oliveira
Idealização: Renato Farias
Produção: Saideira Produções
Realização: Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo
O Circuito ProArt
Com uma trajetória de oito anos e parceria com a Funarte, o Circuito ProArt é uma ação de caráter artístico e cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Sua proposta é a circulação dos projetos e grupos artísticos vinculados ao Programa de Apoio às Artes (ProArt – UFRJ) por diversos equipamentos culturais do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade. A ideia é oferecer à comunidade acadêmica e também ao público externo espetáculos, exposições e oficinas gratuitas, reafirmando o compromisso do Fórum de difundir e promover a articulação entre a arte e a cultura produzidas pela UFRJ e a sociedade.