Música, patrimônio e economia criativa no coração do Brasil

Na foto: Grupo Saci Were, uma das atrações da mostra, em foto Thaís Mallon – divulgação.

Iniciada em 10 de dezembro, a Mostra Arte de Toda Gente Chapada dos Veadeiros envolveu shows com artistas da região e uma série de cursos, com destaque para o apoio à economia criativa, com oficinas sobre a elaboração de projetos culturais, captação de recursos e de salvaguarda do patrimônio imaterial, além do Cinefest São Jorge (confira a programação completa mais abaixo). A iniciativa faz parte do projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente e é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Um dos pontos mais importantes do Bossa Criativa é justamente o envolvimento de artistas, artesãos e outros criadores de cada lugar em que promove suas atividades, para a valorização da economia criativa, das artes e da cultura locais como um todo.

Desenvolvida em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, a oficina Salvaguarda do Patrimônio Imaterial contou com a participação de especialistas do instituo e a exibição de vídeos com mestres da região. O objetivo era de que os interessados em fazer um registro tivessem uma boa noção de como o procedimento se dá junto ao Iphan.

Clique aqui e veja a programação completa da Mostra Arte de Toda Gente – Chapada dos Veadeiros (GO)

Sobre a Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa

A Mostra Arte de Toda Gente Bossa Criativa é composta de ações presenciais desenvolvidas pelo projeto Bossa Criativa nas cidades que fazem parte do roteiro definido no programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, contando com a curadoria de sua Escola de Música. Nesses eventos, são reunidos todos os elementos que envolvem a realização da arte no patrimônio, tanto cultural – físico e arquitetônico – quanto natural e imaterial. E são envolvidos os vários segmentos das artes, que são os tópicos principais do projeto Bossa Criativa, com a promoção de atividades de música, artes cênicas, artes visuais, literatura, dança e circo, de forma destacada ou combinada, e estabele diálogos entre si e inclue recursos e formato audiovisual.

O projeto dá particular atenção às partes artística, educacional e pedagógica, em perfeita sintonia com o papel da Funarte de levar cultura e arte para as localidades do Brasil tendo como seu alicerce a base de ensino, pesquisa e extensão, que fazem da UFRJ uma referência.

As iniciativas são desenvolvidas com todos os cuidados e precauções necessárias e de acordo com os protocolos de segurança sanitária e com as indicações das prefeituras e parceiros locais.