Música, Educação e Acessibilidade em webinário

Aconteceu na quinta-feira dia 10/6, o 1º Webinário do Curso Música + Educação + Acessibilidade. O encontro de professores e alunos foi aberto ao público e pode ser acompanhado pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube O objetivo do encontro é permitir a interação entre os professores e alunos do curso, abordando as dúvidas mais recorrentes sobre os conteúdos das aulas ministradas até aqui. O evento contará com interpretação em Libras.

O curso Música + Educação + Acessibilidade faz parte das atividades promovidas pelo projeto Um Novo Olhar e é realizado em plataforma externa e fechada, restrita a alunos previamente inscritos. A coordenação de conteúdo é da professora Thelma Alvares, que conta com a contribuição dos professores Viviane Louro e Fernando Guilhon. Neste primeiro webnário, os três contam com a participação de Patrícia Dorneles e Angélica Dias.

**O curso**
O curso foi desenvolvido por professores de música, porém estruturado para professores que não são músicos – a partir do entendimento de que a música pode contribuir com o aprimoramento do ensino regular.

Na série, está sendo discutida a relação profunda do homem com a música e, ainda, de que modo essa forma de expressão artística influencia no desenvolvimento humano. Os vídeos abordam temas como o trabalho direcionado a pessoas deficiência, a música relacionada à inclusão desses cidadãos, as adaptações que facilitam o desenvolvimento dessa atividade e o trabalho musical direcionado a pessoas com diferentes deficiências – intelectual, visual, auditiva, surdez e transtorno do espectro autista.

**Participantes do webinário:**

**Thelma Alvares** é professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no curso de Licenciatura em Música, bacharelado em Musicoterapia e no programa de pós-graduação em Educação Musical. Foi coordenadora do projeto de extensão da Escola de Música e do Instituto de Psiquiatria e do Festival de Arte e Cultura da Diversidade, realizado entre 2012 e 2018. Realizou estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz sob a supervisão do Dr. Paulo Amarante.

Possui bacharelado em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música, 1986), especialização em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria, UFRJ,1989), mestrado em Terapias Expressivas (Lesley College, 1993) e doutorado em Educação Musical/Musicoterapia (University of Miami, 2001). Obteve a formação nos Métodos Nordoff-Robbins de Musicoterapia (New York University,1994) e Bonny de Imagens Guiadas e Música. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes (formação de arteterapeutas e musicoterapeutas) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

É autora do livro *Coisa de Mulher? A Maternidade e a Musicoterapia: Jornadas no Mundo Patriarcal* (2013). Em 2016, publicou o livro, organizado com o Dr. Paulo Amarante, *Educação Musical na Diversidade: Construindo um olhar de reconhecimento humano e equidade social em Educação*.

***Confira uma entrevista exclusiva com a professora Thelma em https://umnovoolhar.art.br/noticias/Musica-inclusao-e-diversidade***

**Viviane Louro** é doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); mestra em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); bacharel em piano pela Faculdade da Amazônia (FAAM) e técnica no instrumento, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS). É docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde coordena os projetos: Probem do CAC, do Centro de Artes e Comunicação, e preside a Comissão de Saúde Mental e Humanização. É membro da Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada (Liana), especializada em Neurociências e em Música e Inclusão.

Escreveu oito livros, sobre música e inclusão, e uma história em quadrinhos, com o tema “música e neurociências”. É mentora do site Música e Inclusão e do Simpósio de Educação Especial; é palestrante, em eventos relacionados à música, inclusão, psicomotricidade e neurociências, em todo o Brasil. Foi premiada em concursos de piano, artigos científicos e projetos socioeducativos. Participou como “speaker” (oradora) no encontro TED (Tecnologia, Entretenimento e Design) Recife, em 2017.

**Fernando Guilhon** é mestre em Educação Musical, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor de música do Instituto Benjamin Constant (IBC) e da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, é pianista do coral da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)-Rio. É bacharel em Piano e licenciado e pós-graduado em Música, pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU).

**Patrícia Dorneles**, coordenadora de acessibilidade do projeto Um Novo Olhar, é graduada em Terapia Ocupacional pela Federação das Faculdades Metodistas do Sul Instituto Porto Alegre, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), é pós-doutora em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.

Atua há 20 anos no campo das políticas públicas culturais e tem experiência na área de Artes, com ênfase em política cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural, política cultural, ação coletiva, educação popular e saúde e direitos humanos. Atualmente, é professora-adjunta IV do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, sendo docente das disciplinas Laboratório A, Laboratório B e Educação Popular e Saúde.

Foi coordenadora substituta de Extensão da Faculdade de Medicina da UFRJ e é coordenadora do I Curso de Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural para pessoas com deficiência com o apoio do Ministério da Cultura. Foi ainda superintendente de Difusão Cultural do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura – CNPQ.

**Angélica Dias** é doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com ênfase em Gestão de Sistemas Complexos. Pós-doutorado na UFRJ. Mestre em Sistemas de Informação pela UFRJ. Especialista em MBA em E-Business(COPPEAD/UFRJ) e Inteligência e Database Marketing(NCE/UFRJ). Possui aperfeiçoamento em Gerência Avançada de Projetos(UFRJ).

Atualmente é diretora da Área de Extensão do Instituto Tércio Pacitti/NCE/UFRJ. Professora colaboradora dos programas de graduação e pós-graduação da UFRJ. Pesquisadora nos Laboratório de Aplicações Computacionais em Tecnologia Assistiva (Lab. TecnoAssist) e no Laboratório de Pesquisas Computacionais em Economia Circular Sustentável. Atuou como coordenadora da pós-graduação em Mídias na Educação/MEC. Desde 2018, atua como professor conteudista de curso da Fundação Cecierj-Cederj. Atuou na organização de eventos científicos nacionais e internacionais como ISCRAM 2016, SBSC 2019, W-ColabOn 2020 e SBSC 2021.

Tem experiência nas áreas de Administração Pública, Gerência de Projetos, Metodologias, Sistemas de Informação, Educação online e Tecnologia Assistiva. Temas de interesse: CSCW (Trabalho e aprendizagem cooperativa apoiada por computador), Gestão de Conhecimento, Tecnologia Assistiva, Economia Circular-Sustentabilidade, CTC (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Processos de Negócios, Informática e Educação.