Música, dança e teatro unidos pela ópera

O primeiro episódio da nova série de oito videoaulas da Academia de Ópera tem como tema “A Ópera como elemento agregador de diferentes formas de expressão artística”. Na telinha, a cantora lírica Karolyne Liesenberg percorrerá a história do gênero, desde seu surgimento, no século XVII, até os nossos dias, destacando sua interação com Teatro, Dança e Música. O primeiro vídeo estará disponível gratuitamente a partir de 11 de maio, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, e aqui no site.

“A palavra ópera vem do latim opus, que significa obra”, explica Karolyne Liesenberg na primeira videoaula da série. Ela conta que o gênero nasceu como um teatro musicado, ou seja, o compositor escolhia um Libreto (que seria o enredo da ópera) e, a partir desse Libreto se compunha a música. “A ópera é uma união de música – e aqui se incluem orquestra, coro e solistas –, drama e espetáculo, sendo que a música normalmente desempenha a principal função”, revela a professora.

Karolyne resume seu primeiro vídeo: “Falamos sobre o surgimento e o conceito básico da Ópera; surgimento de Casas de Ópera na Itália e nos demais países da Europa; elementos que a ópera pode agregar além da música instrumental e vocal, como cenário, figurino, figurantes, iluminação e jogo de luzes e dança, além de citar várias montagens e compositores que são superimportantes”.

Os temas de todas as videoaulas da série

A Ópera como elemento agregador, com Karolyne Liesemberg.
Elementos constituintes do espetáculo: Coro e Ballet, com Karolyne Liesemberg.
Ópera de Intermezzo e Ópera buffa, com Rosiane Kill Queiroz.
Verismo e a representação de vida comum, com Karolyne Liesemberg.
Movimentos do século XX: aproximação do teatro e o discurso cantado, com Juliano Dutra.
Vozes, com Carolina Faria.
Orquestra: instrumentação, substituição e equilíbrio, com Juliano Dutra.
A orquestra em busca de repertório, com Juliano Dutra.