Prazo para se inscrever se encerrou em 23/04 e aulas gratuitas sobre Flauta Doce, Produção Cultural e Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo, Flauta Doce, Arte Urbana e Produção Cultural têm início em 26/04, em ambiente virtual da universidade e com emissão de certificado.
Arte sobre fotos da internet
Está se iniciando mais um conjunto de cursos on-line e gratuitos da Academia Arte de Toda Gente – ATG. Foram oferecidas vagas para os cursos de Flauta Doce, Produção Cultural, Arte Urbana e Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo. As aulas serão ministradas a partir de 26/04, on-line, no ambiente virtual da UFRJ, com acesso restrito aos alunos matriculados, e haverá emissão de certificado para os que cumprirem as tarefas previstas. Os formulários para inscrição e mais informações sobre a Academia estiveram disponíveis em https://academia.artedetodagente.com.br/ até o dia 23/04.
Os cursos e seus professores:
Flauta Doce – Destinado a professores e intérpretes de flauta doce com conhecimento básico do instrumento, o curso está estruturado em oito semanas, com informações técnicas e históricas, referenciais teóricos e práticos e estratégias de estudo e ensino para aqueles e aquelas que desejam se aprofundar no instrumento. Por meio de um leque de atividades dinâmicas e criativas, elaboradas por um time de professores flautistas com larga experiência – David Castelo, Ismara Alves Carvalho e Patricia Michelini Aguilar – a ideia do curso é provocar a curiosidade dos participantes sobre esse instrumento presente em séculos de nossa história e possibilitar-lhes um melhor desempenho como intérpretes e docentes.
David Castelo – Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, com doutorado em Música pelo IA-UNESP. docente dos cursos de Licenciatura e bacharelado em Música, é membro do projeto de pesquisa Pedagogia da Performance Musical da Universidade Federal de Goiás
Isamara Alves Carvalho – Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos, com doutorado em Educação pela mesma universidade. Docente do curso de Licenciatura em Música e pesquisadora no Grupo Horizonte.
Patricia Michelini Aguilar – Professora Adjunta de Flauta Doce da Escola de Música da UFRJ, com doutorado em Música pela ECA-USP. Desenvolve pesquisa, projetos e ações com flauta doce nas áreas de Educação Musical, Performance e Musicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS).
Elaboração de Projetos Culturais – O curso com Christiane Campos tem como objetivo aprofundar o conhecimento nas técnicas de elaboração desses projetos. Podem se inscrever artistas, agentes, gestores, produtores e assistentes culturais; assim como profissionais em formação e demais pessoas interessadas em atuar profissionalmente na elaboração de projetos culturais.
Christiane Campos é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal Fluminense, onde também titulou-se mestre em Comunicação e graduou-se em Produção Cultural. É especialista em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Organização de Eventos.
Arte Urbana – o objetivo do curso é abordar aspectos de uma arte democrática, de qualidade e de fácil acesso para a população e que gera, entre outras questões e reflexões, uma transformação real do ambiente urbano. Será apresentado um pouco da história da arte urbana através do olhar do professor/artista, com referências artísticas, relatos e apresentação de técnicas, abordando, de forma simples e direta, experiências, vertentes e caminhos nesse contexto.
Márcio Ribeiro (Piá) nasceu no Rio de Janeiro, em 1977, é pintor e tem suas raízes no grafite. O artista, que já passou pelo cinema como cenógrafo e diretor de arte, se firmou como artista visual em 2011. Nos últimos quinze anos, colaborou em diversos festivais de street art de maneira individual e em coletivo, também tendo suas obras representadas em galerias e aliadas a projetos de grandes marcas comerciais.
O curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo, com os professores Leandro Garcia, Sara Nina e Robson Xavier, está organizado em seis módulos e aborda as relações entre a Acessibilidade Cultural e o Ensino das Artes Visuais no Brasil a partir de uma perspectiva não linear e não hegemônica. São abordadas questões como formação de públicos, acesso aos bens culturais, espaços de criação e protagonismo, possibilitando uma abordagem acessível e abrangente das concepções de educação formal, não formal e suas implicações no ensino das artes visuais na perspectiva decolonial, com foco nas implicações políticas da luta para a consolidação do ensino da arte na educação básica, valorização da arte como área de conhecimento e ampliação da acessibilidade cultural no Brasil.
Leandro Garcia – Artista, Pesquisador e Professor / Doutorando em artes visuais na UnB / Professor de Artes Visuais na SEMEEL- Goianinha/RN.
Sara Nina – Artista Professora Pesquisadora / Artografismos / Mestrado em Artes Visuais pela UFPB / Especialização em Educação Inclusiva pela UECE.
Robson Xavier – Docente/Investigador do Deptº de Artes Visuais e dos PPGs Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo da UFPB.