o dia 23 de fevereiro, às 19h, o Teatro Procópio Ferreira de Tatuí (SP) recebeu “A Banda do Villa”, uma releitura de partituras de autoria de Heitor Villa-Lobos, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Com coordenação do maestro Marcelo Jardim, a iniciativa teve entrada gratuita e foi realizada conjuntamente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e o Conservatório de Tatuí. A ação integra o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, dentro do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a UFRJ.
(*foto de abertura: Emanuelle Baldini , Arquivo do Conservatório de Tatuí*)
O projeto “A Banda do Villa” faz parte da pesquisa de doutorado de Marcelo Jardim, na qual arranjou e editou para a utilização em bandas e corais, partituras que o maestro Villa-Lobos escreveu originalmente para a Semana de Arte Moderna de 1922. “Esse estudo vem sendo desenvolvido desde 2011 e tem como objetivo a restauração das partituras da obra de Heitor Villa-Lobos, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica”, explica Jardim. Segundo ele, o maestro Villa-Lobos acreditava que a banda era um dos mais importantes fatores de educação musical e expressão artística. “Essa tese de doutorado investiga os caminhos que compositor trilhou para criar suas obras e o tipo de escrita direcionada à banda de música e sinfônica.”
A apresentação de “A Banda do Villa” teve a participação de alunos do Conservatório, ganhadores dos concursos de violão e piano do projeto Revisitando o Modernismo, realizado em 2021. A programação do evento incluiu ainda a exibição de um documentário com algumas das obras pesquisadas pelo maestro Marcelo Jardim. O encerramento teve um tributo à diversidade musical da América Latina, apresentação do álbum inédito intitulado 24 Caprichos Latino-americanos do compositor Arthur Barbosa. A execução foi de Emanuelle Baldini (foto acima), violinista e maestro da Orquestra Sinfônica de Tatuí.
![A Banda do Villa só ilustra.jpeg](https://admin.sinos.art.br/uploads/A_Banda_do_Villa_so_ilustra_e354c4299c.jpeg)
**Sobre o Conservatório de Tatuí**
Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência para formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e por empresas patrocinadoras, por meio de leis de incentivo fiscal, sob a gestão da Sustenidos Organização Social de Cultura. Saiba mais em www.conservatoriodetatui.org.br.