Está no ar, desde sexta feira, 25/9, o pocket show que celebra os 60 anos de vida do multi-instrumentista e compositor Carlos Malta. No vídeo, gravado em um estúdio no Rio, em agosto, ele mostra traz algumas de suas composições autorais, que ganharam uma nova paisagem sonora com arranjos feitos especialmente para a ocasião, em parceria com o amigo Fernando Moura.
Conhecido como “Escultor do Vento”, Carlos Malta é multi-instrumentista, compositor, orquestrador e educador. Malta iniciou sua trajetória profissional em 1978, acompanhando Johnny Alf, Antonio Carlos & Jocafi e Maria Creuza, entre outros. Em 1981, aos 20 anos, entrou para o grupo de Hermeto Pascoal onde permaneceu como solista de instrumentos de sopro por 12 anos. A partir de 1993, iniciou sua trajetória solo atuando como band líder e como instrumentista em shows e gravações de vários artistas como Edu Lobo, Aldir Blanc, Ivan Lins, Lenine, Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Paulinho Moska, Guinga, Rosa Passos, Gal Costa, entre outros. Em 1994, criou os grupos instrumentais Coreto Urbano e Pife Moderno – este ainda em atividade.
Ao longo de quatro décadas, o artista tem se apresentado nas principais cenas da música instrumental e participado da gravação de trilhas sonoras compostas por Wagner Tiso, Caetano Veloso, Edu Lobo e Sergio Ricardo. Com Gilberto Gil, tocou de 2000 a 2005, participando de várias turnês europeias e do show em homenagem ao cantor e compositor baiano no Grammy, em Miami, 2004. Como band líder, apresentou-se na China, França, Suíça, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e em Cuba. Sua carreira tem sido plural, com participações especiais nos shows de Dave Matthews Band, Snarky Puppy, Michel Legrand, Bob Mc Ferryn, Chucho Valdéz, Roberto Carlos & Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim, entre muitos outros.
Contando com seis músicas, o repertório do pocket show (confira abaixo) traz uma sonoridade moderna, rica em timbres, com grande liberdade e potência sonora. Uma música que evoca a força da natureza, feita no presente, de presente, e que aponta para um futuro otimista.
**O que eles tocam no show:**
1. Toque de Chegada: Malta Solo – flautas Vetuiá e Kuluta
2. Esperanto: Carlos Malta toca saxofone tenor; Fernando Moura toca piano acústico, Nord Lead A1 e Oberheim Xpander synths, WaveStation e Nave iPad Virtual Synths, Reaktor e Augmented Piano Virtual Synths.
3. Tudo Azul: Carlos Malta toca pífano e flauta baixo. Fernando Moura toca piano acústico, percussão com vassourinha dentro do piano, Hohner Clavinet, Wurlitzer Electric Piano, Nord Lead A1 e Oberheim Xpander synths, Arcade Rhythm software sampler. É usado sob forma de sampler processado um trecho da performance ao vivo de Carlos Malta Quarteto.
4. Flora e Fauna: Carlos Malta toca sax soprano e tenor. Fernando Moura toca piano acústico, percussão dentro do piano, Non Linear Labs C15, Prophet 08 e Yamaha TX 816 sintetizadores, Kontakt Virtual Sampler. É usado sob forma de sampler processado um trecho da performance ao vivo com Carlos Malta Quarteto.
5. Sou Sim: Kontakt Sampler, Roli Seaboard, Mini Moog, Hohner Clavinet, Fender Rhodes, Korg Triton e Prophet 08 synths.
6. Água é Ouro: Fender Rhodes Electric Piano, Piano Acústico, percussão dentro do piano, Nord Lead A1 synth Nave iPad virtual synth. É usado sob forma de sampler processado um trecho da performance ao vivo com Carlos Malta Quarteto.
Foto: René México