Estreia no próximo dia 10 de maio a oficina “Teatro Musical Inclusivo dos Menestréis”. Oferecidas pela projeto Um Novo Olhar e divididas em seis episódios, as videoaulas gratuitas estarão disponíveis semanalmente, sempre às quartas-feiras, aqui no site e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube e contarão com tradução para Libras e legendagem. Ministrada pelos professores Deto Montenegro e Evelyn Klein, a oficina aborda técnicas e exercícios empregados nos projetos sociais UP e AUT, dedicados ao treinamento artístico de jovens e adultos com Síndrome de Down e com Transtorno do Especto Autista (TEA). Ao longo das videoaulas, além de conhecer as experiências desenvolvidas com o teatro inclusivo dos Menestréis em projetos sociais e cursos, serão abordados temas relacionados ao desenvolvimento dessas atividades, como noções básicas de audiovisual para teatro virtual em plataformas digitais, exercícios de expressão oral e facial para melhor comunicação, expressão corporal, expressão oral e observação, e criatividade e improvisação.
Os professores
Deto Montenegro é diretor da Oficina dos Menestréis, iniciou a trajetória artística em 1981, junto ao cantor e compositor Oswaldo Montenegro, construindo sua carreira como ator, cantor e diretor. Desde 1987, desenvolve um método do resgate da intuição e do reflexo, conhecido como o treinamento artístico da Oficina dos Menestréis. Realiza desde 2003 um trabalho social com PCD’s (cadeirantes, DV’s, jovens e adultos com Síndrome de Down e autistas) tornando-se um precursor na área de teatro musical inclusivo. Trabalhou como ator em filmes, novelas e séries.
Evelyn Klein é atriz, produtora e arte-educadora. É gestora dos projetos sociais de teatro musical inclusivo da Oficina dos Menestréis, desde 2003, além de atuar como atriz, coreógrafa e diretora de peças musicais dos Menestréis há mais de 25 anos. Desde 2003, é atriz parceira do Grupo XIX de Teatro, atuando nas peças Hysteria, Arrufus e Auto Estrada do Sul; integra o Coletivo Impermanente e é coordenadora do projeto teatral do colégio Externato Rio Branco, desde 2000.