Aconteceu na quinta-feira, dia 2 de março de 2023, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, o Ato de Posse de Maria Marighella na presidência da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Na ocasião, tomou posse, também, a nova Diretoria Colegiada da instituição. Para marcar e celebrar a cerimônia, foi promovido o “As artes tomam posse!”, com a participação de vários artistas, incluindo um grupo da Escola Nacional de Circo.
A cerimônia contou com a presença da Primeira-Dama brasileira, Janja Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da ministra interina das comunicações, Sônia Faustino, e do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Marcio Tavares. A Funarte é parceira da UFRJ em todos os projetos com compõem o programa Arte de Toda Gente – Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar, além da Academia Arte de Toda Gente e dos projetos Bandas e Ópera e de iniciativas como o Arte em Circuito e a Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Antes da posse, nova presidenta, Maria Marighella, comentou que, assim como a ministra Margareth Menezes, ela é a primeira mulher nordestina a ocupar esse posto. “É com imensa alegria e responsabilidade que atendo a esse chamado”, destacou. “Ao meu lado está a Diretoria Colegiada, que chega com a força das trabalhadoras e trabalhadores das artes, que reivindicam políticas com o compromisso de colocar as artes de volta na vida do povo e da democracia brasileiras. Esta Funarte retomada é radicalmente democrática e tem a cara, o corpo e a energia da pluralidade do nosso povo. Uma Funarte que é nossa, de todo o Brasil”, celebrou a presidenta.