Marcos Sacramento na Mostra ATG, no Rio

No dia 11 de maio, no Teatro Dulcina, no centro do Rio de Janeiro, Marcos Sacramento (na foto, à direita) e Luiz Flávio Alcofra apresentaram seu show “O Caminho do Samba”. O evento faz parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, que ocupa o teatro todas as quartas-feiras. Os shows são gratuitos e os ingressos podem ser obtidos na plataforma virtual Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr).

Marcos Sacramento e Luiz Flávio Alcofra 

O show “Caminho para o Samba” marca o lançamento do disco de mesmo nome e trouxe o artista Marcos Sacramento cantando as músicas que compôs para o álbum em parceria com o português Tiago Torres da Silva, além de outras canções de seu vasto repertório. No palco, Sacramento esteve ao lado do violonista Luiz Flávio Alcofra, também diretor musical e arranjador do show e do disco. Eis a relação de músicas que ambos interpretaram:

1 – Amor (vinheta)

2 – Caminho para o Samba

3 – De Costas para o mar (flauta de Victor Neto)

4 – Menos o amor

5 – Avesso do destino

6 – Dias vazios (baixo de Leandro Vasques)

7 – Assum de todas as cores

8 – Contramão (viola de 10 cordas de Luiz Flávio Alcofra)

9 – Em forma de canção (para Simone Bittencourt de Oliveira)

10 – Medo de mim (guitarra de Luiz Flávio Alcofra)

11 – A criança de lá

O disco

Álbum simples, gravado na casa de Sacramento ao lado do violonista e arranjador Luiz Flávio Alcofra e do multi-instrumentista e engenheiro de som Daniel Vasquez, “Caminho para o Samba” (na foto) nasceu internacional, com estréia em Portugal, em Lisboa, em março deste ano. De lá, os artistas seguiram em pequena turnê pelo Sul da França, em abril.

Entre as canções do álbum, destacam-se a faixa título “Caminho para o Samba”, “Avesso do destino” e “Em forma de canção” – homenagem descarada à cantora Simone, com quem o autor da letra, Tiago Torres da Silva, vem trabalhando nos últimos tempos.

Os artistas:

Em mais de 30 anos de carreira, Marcos Sacramento (à esquerda) lançou 16 álbuns, sendo seis solo e dez em duos com Soraya Ravenle, Luís Filipe de Lima, Clara Sandroni, Nilze Carvalho, Zé Paulo Becker e Carlos Fucs além de dezessete participações em coletâneas, tendo subido em palcos de diversos pontos do planeta.

Luiz Flavio Alcofra (à direita) é violonista e compositor, e é atualmente professor substituto de Prática de Conjunto e Violão Popular da UNIRIO, além de dar aulas de violão na Casa do Choro e, também, na Escola Portátil de Música (RJ). Ele é integrante do grupo Água de Moringa, do Conjunto Época de Ouro, e do grupo Terno Carioca, e participou de diversos outros grupos de destaque.

Fotos de Henrique Koifman e divulgação