Como parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, subiram ao palco do Teatro Dulcina o Quarteto Suassuna (na quarta, dia 30, pelo projeto Sinos) e Marcelo Caldi (quinta, 31, pelo Bossa Criativa). As apresentações da mostra são gratuitas e a iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente (ATG), uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
A Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente vem ocupando o Dulcina todas as quartas e quintas-feiras, desde o fim de fevereiro, e se estenderá até o final de abril. Às quartas, a programação fica a cargo do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, e é mais dedicada à música clássica; às quintas, a seleção é do Bossa Criativa, que dá mais destaque à música popular. Ao lado do Um Novo Olhar, os dois projetos integram o programa ATG.
As atrações do final de março:
Quarteto Suassuna
O Quarteto Suassuna (foto ao lado, de Nadejda da Costa) formado em 2019 por quatro instrumentistas residentes na cidade do Rio de Janeiro e atuantes no meio musical carioca: Andréia Carizzi e Luiz Felipe Ferreira (violinos), Samuel Passos (viola) e Glenda Carvalho (violoncelo). Eles se inspiraram na sensibilidade e grande dedicação do renomado escritor Ariano Suassuna à arte e à cultura brasileiras, prestando-lhe esta homenagem. Carizzi é membro efetivo e spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e conquistou, entre outros prêmios, o 2º lugar no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosislio. Luiz Felipe é músico da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, pós-graduado em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e participou de vários festivais no país e no exterior. Samuel é, desde 2011, integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB, e Glenda é pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e violoncelista do Trio Porã e do Quarteto de Universidade Federal Fluminense.
Programa do concerto do Quarteto de 30/03:
Joseph HAYDN (1732-1809) – Quarteto op. 76 no4 em Si bemol maior Sunrise (1798) 23’ – Allegro con spirito, Adagio, Minueto (Allegro) e Finale (Allegro ma non tropo)
Dimitri SHOSTAKOVICH (1906-1975) – Quarteto no1 Op. 49 em Dó maior (1938) 15’ – Moderato, Moderato, Allegro molto e Allegro
Ernani AGUIAR (1950) – Quatuor (1971) 11’ – Moderato, Movido, Lento e Vivo
Marcelo Caldi
Marcelo Caldi (na foto ao lado, de Nadejda da Costa) é pianista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro, diretor musical… e tornou-se amplamente reconhecido como um dos sanfoneiros mais importantes de sua geração, levando adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeom, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros.
Ele se apresentou como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife, criando também arranjos inéditos para essas formações. Compôs Alma carioca, uma peça sinfônica inédita para a Orquestra Petrobras Sinfônica, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro (2015), e Homenagem a Sivuca, para Orquestra Sinfônica Cesgranrio (2017).
Em 2021, homenageou os 80 anos de Dominguinhos com a Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, a primeira do Estado, da qual é fundador e maestro. A celebração teve participação especial de artistas como Lucy Alves e Juliana Linhares. Caldi ganhou o prêmio da Lei Aldir Blanc para lançamento do livro Vem tocar sanfona, que reúne 20 partituras inéditas de autoria de Caldi, de diversos estilos, escritas exclusivamente para acordeom.
No Dulcina, a parte final da apresentação de Marcelo Caldi contou com a participação especial da violinista Priscila Rato (foto acima, de Nadejda da Costa)
Programa do concerto de 31/03:
Noturno C – Edward Grieg
La dulzura de tu rostro – Delgado Palacios
Meu amigo e companheiro – Albino Manique
Milonga gris – Carlos Aguirre
Maré cheia, maré baixa – Marcelo Caldi
Early autumn – Woody Herman/Ralph Burns
Eunapolitano – Valzinho do Acordeon
Gauchote – Marcelo Caldi/Luciano Maia
Bachianas 4 – Prelúdio – Villa-Lobos
Romenia – tema popular
Casamento da raposa – Dominguinhos
Fotos de abertura de Henrique Koifman