Luz, câmera, inclusão

Já está disponível aqui no site e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube a palestra *Sessão Alumiar: A inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema*, com o produtor Túlio Rodrigues, responsável pela inciativa na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, de Recife. (foto: arte sobre foto de divulgação)

Na palestra em vídeo, Túlio Rodrigues relata experiências desenvolvidas na *Sessão Alumiar*, projeto para cinema acessível realizado pela FUNDAJ. Iniciado em 2017, a iniciativa tornou acessíveis produções brasileiras e as exibiu, de forma gratuita, nas salas do Cinema da Fundação, contribuindo assim para a formação de um novo público para o cinema nacional. A partir de questionamentos a respeito da inclusão de pessoas com deficiência em espaços culturais, o projeto adotou diversas estratégias para, além de tornar filmes acessíveis, criar também um diálogo com o público-alvo e gerar uma aderência das pessoas com deficiência às sessões de cinema acessível.

**O palestrante**

Túlio Rodrigues é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB). Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele é chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), audiodescritor e produtor de acessibilidade cultural. Túlio é o produtor do *Projeto Alumiar de Cinema Acessível* e do *VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife*.