Live encerra atividades do Sinos no Festival Arte de Toda Gente

Encerrando as atividades promovidas pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos no Festival Arte de Toda Gente, aconteceu no dia 27 de setembro uma live que traz convidados internacionais. Com o tema “Qual é o papel do Estado na Cultura?” e discutindo também a sustentabilidade financeira dos projetos sociais e a excelência artística nos vários contextos sociais, o encontro foi mediado pelo professor e maestro Marcelo Jardim e contou com a participação de Jessica Garand (Opportunity Music Project, Carnegie Hall, dos EUA), Angel Linares (El Sistema, da Venezuela) e Oscar Albrieu Roca (Sistema de Orquestas Infantiles y Juveniles de Ciudad de Buenos Aires, Argentina).

**Os participantes convidados:**

![Oscar.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Oscar_ef8a14b54e.jpg)
**Oscar Albrieu Roca** é graduado pel Instituto Patagonico de las Artes, de General Roca e completou seus estudos em Buenos Aires, nos EUA e em Cuba, com diversos professores. Foi músico contratado da Orquesta Filarmónica do Teatro Colón e participa do Quarteto Guillo Espel Cuarteto, do conjunto Tambor Fantasma de percussão e, como solista, em orquestras dos EUA e da Argentina. Já se apresentou em salas da América e da Europa, com grandes músicos como Deep Purple, Paquito D`Rivera, Charles Dutoit, Mauricio Kagel, Helmut Lachenman, La Compañia Oblícua, Mimi Maura, Lalo Schiffrin, Vicentico, Pauline Black e Dancing Mood, entre outros. Participou de mais de 30 gravações e já estreou mais de 40 obras.

![Jessica Garand headshot 2021.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Jessica_Garand_headshot_2021_a16b5d43f8.jpg)
**Jessica Garand Oshika** é fundadora e diretora executiva do Opportunity Music Project – OMP. Ela é uma defensora apaixonada da inovação social por meio da música e recebeu o prêmio McGraw-Hill Robert Sherman referente à Educação Artística e Extensão Comunitária. Quando era estudante de mestrado na Juilliard School, ela fundou o Opportunity Music Project, que hoje atende 125 alunos. Além de aparecer na rede de televisão pública norte-americana PBS, Jessica e seu trabalho com a OMP também já estiveram na Univision e em vários outros meios de comunicação. Criada no Canadá, Jessica foi destaque no The Globe and Mail e foi premiada com a Canadian Millennium Scholarship por seu compromisso contínuo com a comunidade. Ela já esteve em São Paulo para ministrar master classes e fazer apresentações interativas na comunidade e é palestrante convidada na Juilliard School e no Bard College. Jessica integra a lista do programa de mentoria da Juilliard School e, em 2020, ensinou Empreendedorismo nas Artes na Juilliard School.

![Angel Linhares.jpeg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Angel_Linhares_7013f7eed6.jpeg)
**Ángel Vicente Linares Amaya** é músico (tubista) com 33 anos de experiência em diversas áreas da Fundação Musical Simón Bolívar, onde atualmente é diretor de eventos, tendo atuado também na Banda Marcial Caracas e na Banda do Ministério da Defesa da Venezuela, tendo como foco a construção e a conscientização de valores e o fortalecimento da ação social por meio das artes e da cultura. Ele foi diretor acadêmico e musical do Núcleo Los Chorros Fundación del Estado para el Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e infantiles de Venezuela FESNOJIV e professor de tuba na mesma instituição, por 25 anos. Ángel é licenciado em Educação Integral pela Universidad Católica Santa Rosa de Caracas, Venezuela; em Artes, pela Escuela de Artes da Universidad Central de Venezuela, Caracas, Venezuela e pelo Conservatorio de Música Simón Bolívar, Caracas, Venezuela (em curso).