Leão da Ilha ganha segunda edição

Livro produzido pelo Um Novo Olhar está disponível aqui no site e traz livre adaptação com base no enredo do cordão de bicho, característico da Praia do Marahu, na Ilha do Mosqueiro, em Belém/PA. Em versão revista e ampliada, totalmente acessível, estão reunidas na íntegra as partituras das 17 canções para voz e piano, assim como os vídeos com acessibilidade audiovisual em LIBRAS, que podem ser acessados por QR codes.

O projeto Um Novo Olhar está lançando uma segunda edição, revista e ampliada do livro “O Leão da Ilha”, de Marcelo Jardim e Leandra Vital. A intenção é preservar e divulgar o repertório do “tradicional cordão de bicho” do folguedo junino da Praia do Marahu, na Ilha do Mosqueiro, distrito de Belém do Pará, tornando essa manifestação cultural acessível para ser usada como ferramenta educacional, A publicação está disponível on-line e você pode baixá-la aqui: https://artedetodagente.com.br/uno-publicacoes/o-leao-da-ilha/. Ela contempla, na íntegra, as partituras das 17 canções para voz e piano, assim como os vídeos com acessibilidade audiovisual em LIBRAS, que podem ser acessados por QR codes. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

“O livro sobre o Leão da Ilha é uma releitura de uma manifestação cultural tipicamente paraense, brasileira, que tem tradição oral. Nós pegamos uma versão de uma história, e fizemos uma releitura dela”, diz a pianista e arte-educadora paraense Leandra Vital, coautora da publicação. “O cordão de bicho é festejado sempre no mês de junho, e cada ano a história é contada numa versão diferente”, explica Leandra. “Foi uma dessas versões que nós colocamos no livro, com a nossa releitura. O cordão de bicho é sempre baseado numa história de um animal de estimação, que é ferido ou morto, depois ressuscitado, curado, e no final tudo acaba bem.”

Leandra Vital e Marcelo Jardim disponibilizaram as canções do Leão da Ilha, tanto para piano e voz – no caso, com cifras, o que facilita seu uso nas escolas, com violão ou outra instrumentação – quanto para canto coral, com partituras e vídeos lançados anteriormente no site do Um Novo Olhar.

“Quando falamos em educação, o canto coral é uma das ferramentas mais fáceis de usar, até por seu custo-benefício: nas salas de aula, já temos disponíveis todos os instrumentos, que são as vozes das crianças. E é também uma ferramenta de inclusão, porque todo mundo participa, tanto em uma versão, quanto na outra”, afirma Leandra.

Confira aqui uma entrevista com Leandra Vital sobre o Leão da Ilha – https://artedetodagente.com.br/um-resgate-musical/?cat=ATG