Ao longo do mês de fevereiro, (www.sinos.art.br), serão postados aqui no site vídeos com performances dos vencedores do Concurso Sinos Jovens Solistas do Festival Internacional de Música em Casa, que ocorreu no final de 2020. Promovido pelo Sinos e pela organização do festival, o concurso reuniu jovens que participaram do Fimuca (de 29/6 e 31/7 de 2020) e que disputaram várias categorias. Você confere a completa dos vencedores nesta outra matéria: https://sinos.art.br/noticias/27.
A cada semana, estão sendo postados três vídeos, sempre entre quarta e sexta-feira. Os três primeiros são o que trazem Ana Luiza Cassarotte (percussão), Vivian Meira David (fagote) e Déverson Santos de Souza (violoncelo), respectivamente. Em sua apresentação, Ana Luiza interpreta *Arhus Etude no.9* (Bent Lylloff), o *medley* *Test Claire* (Jacques Delecluse)/ *Ragtime Robin* (George Hamilton Green) e o *Prelúdio no.3* (Ney Rosauro); enquanto Vívian Meira traz *Sonatine* (Alexandre Tansmar), *Ciranda das Sete Notas* (Villa-Lobos) e *Concerto para Fagote* (Mozart); e Déverson Santos apresenta *Aztlan* (Roberto Victorio), *Prelúdio*, da *Suíte IV* (J.S.Bach) e o primeiro movimento do *Concerto para Violoncelo no.1 em Lá Menor* opus 33 (Camille Saint Saens).
**Conheça esses três solistas:**
**Ana Luiza Cassarotte** (na foto de abertura) iniciou seus estudos musicais aos oito anos na Corporação Musical União Charqueadense, em Charqueada-SP. Formou-se em Percussão Sinfônica pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí em 2019. Na mesma instituição, participou de diversas atividades, tendo vencido o Concurso Interno para Jovens Solistas (2017) e solado o 1° movimento do “Concerto para Vibrafone n° 1” (Ney Rosauro), com a Banda Sinfônica, sob regência do maestro Dario Sotelo.
Ana participou de masterclasses com Carlos Tarcha (2018), Ney Rosauro (2018) e Brett Jones (2019). Após ser premiada no Festival Internacional de Inverno da UFSM (2019),
participou de intercâmbio na Universidade da Geórgia (EUA) em 2020, onde teve aulas com
o professor Timothy Adams. Desde 2019, ela é bolsista da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. A musicista é também formada em Educação Musical pela Universidade Metropolitana de Santos.
![créditos – Enmei David – RetratAr-te_RD.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/creditos_Enmei_David_Retrat_Ar_te_RD_492c55ee4d.jpg)**Vívian Meira** (foto RetratArt-te) iniciou seus estudos em música aos cinco anos, com a flauta doce e, posteriormente, flauta transversal pelo Conservatório de Música Lorenzo Fernadez em Montes Claros, onde nasceu. Aos 13 anos conheceu o fagote. Fez o bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde teve aulas com os professores Romeu Rabelo (Osesp), Catherine Carignan (OFMG) e Raquel Carneiro. Ela participou de alguns dos principais festivais de música no Brasil, como Festival de Música Internacional de Campos do Jordão, Festival SESC de Pelotas e do Festival Música nas Montanhas.
Vívian teve oportunidade de ter e assistir aulas de professores de diferentes nacionalidades como Dag Jensen, Martin Kuuskman e Guilhaume Santana, entre outros. Atualmente, integra a Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde tem aulas regulares com Alexandre Silvério, fagote solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; e contrafagote com Romeu Rabelo. Lá também tem a oportunidade de conviver com todo o naipe e a orquestra.
Ela foi vencedora do concurso Jovem Músico BDMG (2015), na categoria música de câmara e como Melhor Interpretação da Peça Comissionada, e conquistou o 2º Lugar no 1º Concurso da ABPD – Associação Brasileira de Palhetas Duplas (2017). Foi ainda finalista no Concurso Jovem Solistas – Etapa Nacional da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (2020) e 3º lugar no International Orchestra Auditions Awards, organizado pela Samnium University of Music em colaboração com Stiftung Mozarteum Salzburg.
![DeversonSantos.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Deverson_Santos_87250d8d52.jpg)
**Déverson Santos** (acima) de Souza nasceu em Osasco, SP, e iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí, em 2011, na classe dos violoncelistas Túlio Pires e Elen Ramos. Na mesma instituição, participou como bolsista da Orquestra Sinfônica do Conservatório e recebeu premiações de música de câmara com o duo de violoncelo e piano Música de Dois e o quarteto de violoncelos YvyraPurahei. Em 2016 ingressou no Bacharelado em Violoncelo no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na classe do Professor Mestre Kayami Satomi, e passou a integrar a orquestra de violoncelos UDI Cello Ensemble.
Em 2017, ele participou de turnês com o Trio de Música de Câmara Itinerante nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. No mesmo ano, fez parte da temporada da Orquestra
No ano de 2018 deu início ao Duo Guerra-Correia, junto à violonista Ana Clara Guerra, com o qual tem se destacado em editais municipais, estaduais e nacionais e realizado apresentações nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Também em 2017 ele venceu o concurso nacional Side by Side, para se juntar à New World Symphony, sob regência do maestro Michael Tilson Thomas para uma série de concertos em Miami, nos EUA. Em 2019, Déverson iniciou suas atividades como membro do coletivo artístico Cerrado Ensemble, voltado à pesquisa e performance do repertório dos séculos XX e XXI.
Ao longo de sua formação musical, ele participou de diversos festivais, como o Internacional de Campos do Jordão, o Internacional de Pelotas, o de Violoncelos de Ouro Branco e Porto Alegre, o de Trancoso, a Violoncelada Peirópolis, o da Orquestra Jovem Alegro e o Acadêmico Filarmônica. Participou também de masterclasses com reconhecidos violoncelistas do cenário nacional e internacional da atualidade como Matias O. Pinto, Fábio Presgrave, André Micheletti, Rodrigo Andrade, Hugo Pilger, Leonard Elschenbroich, Isaac Andrade, Eduardo Swerts, Jean Queyras e Márcio Carneiro, entre outros.