Jovem clarinetista

Rafael Esparrell foi um dos mais jovens vencedores do Concurso Sinos Jovens Solistas do Fimuca – Festival Internacional de Música em Casa. Com apenas 17 anos, ele foi o escolhido dos jurados na categoria Clarinete.

“Para mim foi uma grande honra e um grande desafio ter participado do concurso”, diz Rafael. “Foi um mês e meio de estudos intensos para me preparar e acho que isso foi muito bom para o meu desenvolvimento e, claro, será muito bom também para a minha carreira. Eu agradeço a todos”, completa.

Nos vídeos, Rafael interpreta as seguintes obras:
*Fantasia Sulamérica* (Cláudio Santoro)
*Tema com variazioni para clarinete e piano* (Jean Françaix)
*Clarinete Concerto nº1 Op.73 1.Allegro Moderato* (Carl Maria Von Weber )

O paulista Rafael Esparrell iniciou seus estudos musicais com seus pais aos 10 anos. Ingressou no Guri Santa Marcelina, em São Paulo, em 2015, e lá estudou até ingressar na Escola Municipal de Música (EMM) em 2017. É nessa instituição que estuda atualmente, tendo aulas com os professores Daniel Cornejo e Otinilo Pacheco. No ano de 2019, ele ingressou na Banda Jovem do Estado de SP como requintista*, e no ano seguinte, entrou para a Orquestra Jovem do Estado de SP, onde permanece. Recentemente, Rafael foi selecionado como bolsista do programa de bolsas do Cultura Artística.

Ele participou, ainda, de eventos conhecidos, como o Festival Música nas Montanhas, Festival Música na Serra, Femusc e Fimuca, além de ter assistido masterclasses ministradas por professores renomados como Montanha, Michael Collins, Paula Pires, Laura Ruiz Ferreres e Ovanir Buosi. Rafael foi o 1°colocado no Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Infanto-Juvenil da EMM em 2019.

(*) a requinta é um instrumento de sopro da família dos clarinetes. É menor e tem som mais agudo e mais estridente que o clarinete.

***Confira as apresentações de Rafael Esparrell e dos demais vencedores do concurso Sinos Jovens Solistas do Fimuca aqui no site do Sinos e no canal Arte de Toda Gente no Youtube.***