
O Painel Funarte-UFRJ de Regência Coral de Belém do Pará, acontece entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022. Nesta edição, as atividades de capacitação têm foco na direção de coros infantojuvenis e serão ministradas pelos professores Ana Lucia Gaborim e Luís Gustavo Laureano. Foram disponibilizadas 80 vagas e as inscrições puderam ser feitas no site www.umnovoollhar.art.br. Os Painéis estão incluídos no conjunto de iniciativas do projeto Um Novo Olhar, parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
Os Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral estão sendo promovidos em cidades de diferentes regiões brasileiras e, ao longo de 2022, já tiveram edições em Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Vitória (ES), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e no Rio de Janeiro (RJ) e, em novembro, estarão também em Goiânia (GO) e Salvador (BA). Na edição de Belém serão abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório e a prática musical com cantores participantes do evento. O Painel acontecerá na Universidade Estadual do Pará e todas as atividades serão gratuitas para interessados previamente inscritos. Confira a seguir a descrição das atividades e sua programação, bem como uma breve biografia de cada professor.
Descrição das atividades oferecidas:
Técnica Vocal, com o professor Luís Gustavo Laureano
Respiração, postura, exercícios de aquecimento vocal e vocalises voltados ao desenvolvimento tecno-vocal e a construção da sonoridade do coro infantojuvenil.
Regência, dinâmica de ensaio, com a professora Ana Lúcia Gaborim
Técnicas de regência, gestual, exercícios práticos aplicados ao repertório coral, estratégias para planejamento e dinâmica de ensaio.
Leitura de Repertório, com os professores Ana Lucia Gaborim e Luís Gustavo Laureano
Ampliação do repertório com obras de compositores brasileiros e estrangeiros, arranjos do folclore nacional e internacional. Estratégias didáticas na leitura de repertório para coro infantojuvenil.
Prática de Coro, com os professores Ana Lucia Gaborim e Luís Gustavo Laureano
Vivência prática com coro infantojuvenil.
Ensaio Geral, com os professores Ana Lucia Gaborim e Luiz Gustavo Laureano
Reconhecimento e posicionamento de palco para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos durante a semana
Apresentação de Trabalho
Apresentação pública do repertório trabalhado durante o curso.
Datas e horários:
21/11 e 22/11 (segunda e terça)
10:30h às 12:00 – Leitura de repertório com regentes
13:00 às 14:30h – Técnica Vocal
14:45h às 16:15 – Regência, dinâmica de ensaio
16:30 às 18:00 – Prática com coro
23/11 (quarta)
10:30h às 12:00 – Leitura de repertório com regentes
13:00 às 14:30h – Técnica Vocal
14:45h às 16:15 – Regência, dinâmica de ensaio
16:30 às 18:00 – Prática com coro
18:30 às 19:30 – Apresentação Cordão de Bicho: O Leão da Ilha*
24/11 (quinta)
10:30h às 12:00 – Leitura de repertório com regentes
13:00 às 14:30h – Técnica Vocal
25/11 (sexta)
10:30h às 11:30 – Ensaio Geral
11:30 às 12:30h – Concerto de Encerramento
Os professores
Ana Lúcia Gaborimé doutora em Artes-Música pela USP; Mestre em Música e Bacharela em Composição e Regência pela UNESP. Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil. Professora do curso de Música da UFMS (nas áreas de Regência, Canto Coral e Fisiologia e Técnica Vocal), do Mestrado PROF-ARTES (UDESC/UFMS) e da Especialização em Regência da UFBA. É regente e coordenadora dos projetos “CanteMus – laboratório da voz” e “PCIU – Projeto coral infantojuvenil da UFMS”, que integrou a produção do CD “Crianceiras 2”. Tem diversas publicações nacionais e internacionais sobre a regência coral infantojuvenil e sua tese recebeu Menção Honrosa no “Prêmio Tese Destaque USP 2016”. Integra a diretoria da ABRACO – Associação Brasileira de Regentes de Coros, é representante estadual da ABEM – Associação Brasileira de Regentes de Coros – e é membro fundador da AFLAMS (Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul).
Luís Gustavo Laureanoé regente Coral, Cantor Lírico e Pianista com formação na Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, Conservatório de Tatuí e ETEC de Artes. Atualmente é Bacharelando em Música – Voz pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp sob orientação do Prof. º Dr. º Angelo Fernandes. Foi o primeiro Coordenador da Escola de Música de Votorantim “Maestro Nilson Lombardi”, onde fundou e foi o primeiro Regente do Coral Jovem. No contexto coral infantojuvenil, foi Regente de Coro e Orquestra da ETEC Rubens de Faria e Souza, Oficineiro de Canto Coral da Oficina do Saber – Escola em Período Integral da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Professor de Canto Coral do PROAME – Programa de Amparo ao Menor de Votorantim, Projeto Guri de Mairinque e Grupo Referência Coro do Projeto Guri de Sorocaba. Atua há mais de 10 anos no Lar Donato Flores como Professor e Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz com o qual desenvolve ampla atividade artístico-musical e sociocultural. Atualmente integra a comissão organizadora do CIMUCI – Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil, representando assim, tanto o terceiro setor, quanto o estado de São Paulo.
(*) Cordão de Bicho: O Leão da Ilha
Apresentação musical com contação de história com os seguintes participantes:
Sopranos: Namara Alves e Rafaela Caetano
Contraltos: Maria Antonia Jimenez e Rita Cavalcante
Tenores: Édson Ferreira e Flavio Silva
Barítonos: Amilcar Gomes e Murilo Reis
Pianista: Paulo José Campos de Melo
Percussionista: Marcio Jardim
Narradora: Ester Sá