O conteúdo da Academia Arte de Toda – que reúne os cursos a distância oferecidos pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, Um Novo Olhar – Uno, Arte em Circuito, Projeto Bandas e Projeto Ópera, passa a integrar a área de educação a distância (EaD) do novo portal da Fundação Nacional de Artes, como parte do projeto Inova Funarte, que foi lançado com uma mesa-redonda durante a segunda edição do Rio Innovation Week, em 8 de novembro. O evento, que aconteceu até 11/11de 2022, no Píer Mauá, Rio de Janeiro, contou com um estande da Fundação, onde também foram apresentados lançados um novo curso sobre NFTs e as versões virtuais em 360º das exposições Hinos e Selos do Brasil.
“O Inova Funarte tem o objetivo de desenvolver e viabilizar soluções inovadoras para gestão de projetos culturais, artísticos e educativos, ampliando as possibilidades de conexão com outras instituições, associações e órgãos federativos e com ênfase na criação e na fruição das artes”, destaca o presidente da Funarte Tamoio Athayde Marcondes. Ele informa que, nos últimos quatro anos, a Fundação empenho R$ 18 milhões na UFRJ para promoção de artes no Brasil, em todas as linguagens, e produção de conteúdo.
A UFRJ participa do projeto Inova Funarte com seu corpo técnico de professores, pesquisadores e fazedores de cultura de forma geral, que vão auxiliar a Funarte na implementação dessa plataforma. Tamoio Marcondes estima que isso deverá acontecer dentro dos próximos três meses. Tão logo a ferramente seja colocada integralmente no ar, a Funarte procurará parceiros privados para o programa.
O Inova Funarte tem três eixos e é justamente o primeiro deles, o Funarte em EaD, que já está no ar. Ele engloba toda a Academia Arte de Toda Gente, programa em parceria com a UFRJ em que centenas de cursos foram desenvolvidos em formato digital, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da universidade e com base nas ações planejadas dos projetos Um Novo Olhar (UNO), Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), Arte em Circuito, Projeto Bandas e Projeto Ópera. Aberta em março de 2022, a Academia já registrou até aqui cerca de 17 mil inscritos para seus cursos, sempre abertos e gratuitos.
Também compõem o projeto as vertentes Conecta Funarte, que visa a divulgação aberta de conteúdos digitais produzidos pela entidade e por seus parceiros, e o FunarteLab, voltado para a criação de um ecossistema de pesquisa transdisciplinar entre arte, tecnologias, educação, ciência e inovação.
O Inova Funarte foi apresentado oficialmente no dia 8 de novembro, com uma mesa-redonda. Participaram do encontro Tamoio Marcondes (presidente da Funarte), Marcelo Jardim (vice-diretor Escola de Música UFRJ e coordenador do Programa Arte de Toda Gente), Fabio Szwarcwald (sócio Web Lock e ex-presidente do MAM e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage) e Bruno Portela (autor do livro “Marco Legal – Ciência Tecnologia Inovação no Brasil”, secretário de Inovação em Micro e Pequena Empresa no Ministério da Economia). Na ocasião foi também lançado o curso “NFT, democratizando o acesso às políticas públicas através da tecnologia” e foram abordados os projetos do Arte de Toda Gente – parceria Funarte/UFRJ.
“A universidade foi chamada para potencializar e executar os projetos conjuntamente com a Funarte”, explicou Marcelo Jardim. Ele relembrou que, quando os projetos Bossa Criativa, Sinos e Um Novo Olhar estavam para ser lançados, em 2020, a maioria de suas ações estavam previstas para acontecerem presencialmente – o que acabou não sendo possível por causa da pandemia de Covid-19. Naquele momento, a rápida migração para o ambiente virtual foi uma solução viável, que se mostrou um grande acerto e deu origem à Academia Arte de Toda Gente.
“A educação a distância ajuda a combater as desigualdades e atua para democratizar e equilibrar o acesso à informação”, afirmou Jardim, que defende o que o modelo híbrido – parte presencial, parte virtual, como o melhor caminho a seguir no Brasil. “O Inova Funarte não só veicula o que produzimos nos projetos, como dá espaço para novas parcerias com universidades e também para que todo o acervo e a expertise da Funarte seja aproveitado”, festejou Marcelo Jardim.
Exposição Virtual 360º Hinos e Selos do Brasil
No dia 10/11, também durante a Rio Innovation Week, serão lançadas as versões virtuais das exposições “Hinos do Brasil” e “Bicentenário da Independência em Selos Postais”, através das quais será possível percorrer a distância as mostras que se encontram montadas “fisicamente” no Palácio do Planalto.
As exposições imersivas poderão ser acessadas por smartphones, em navegadores da Internet e também por meio de óculos de realidade virtual (Head Mounted Displays – HMD). A experiência virtual foi produzida pela equipe do Núcleo de Mídias Digitais (NuMiDi), da parceria Arte de Toda Gente – pelos integrantes Alberto Moura e Anny Caroline, e coordenados pela Profª Katia Maciel, da Escola de Comunicação da UFRJ.
A exposição “Hinos do Brasil” é composta pelos manuscritos dos hinos pátrios – entre eles o Nacional, o da Independência e o à Bandeira –, pertencentes à Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) da Escola de Música da UFRJ. A mostra inclui documentos que integram o processo de construção destas partituras e a iniciativa conta com a parceria da Comissão Interministerial Brasil 200 Anos.
Já a mostra “Bicentenário da Independência em Selos Postais” conta com a parceria dos Correios e é apresentada em seis painéis, com diferentes peças filatélicas lançadas ao longo desses 200 anos, inspiradas na data nacional.
Mais informações sobre os cursos disponíveis e inscrições em Academia Arte de Toda Gente – (https://academia.artedetodagente.com.br/)