Com um foco na formação, na arte/educação numa perspectiva acessível inclusiva, o II Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação+Acessibilidade aconteceu entre os dias 3 e 5 de agosto de 2021, como parte da programação do Festival Arte de Toda Gente. Em formato de lives, suas mesas apresentaram um contexto da Arte/Educação inclusiva no Brasil por meio de discussões sobre educação formal, não formal e informal e abordaram, também, a questão do decolonialismo na perspectiva da acessibilidade. O projeto Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música.
Destinado a professores, arte/educadores, estudantes, pesquisadores e profissionais de acessibilidade e aos demais interessados nos temas discutidos, o evento teve como convidados formadores, artistas e especialistas que têm atuado na promoção da cultura acessível, em diferentes regiões e instituições brasileiras, trazendo experiências, sotaques e perspectivas diferenciadas sobre o assunto. Todas as mesas foram transmitidas publicamente pelo canal Arte de Toda Gente no YouTube.
**Confira a seguir a programação do evento:**
__Dia 03/08 (terça-feira)__
18h às 18h15 – Mesa abertura institucional
Palestrantes: Marcelo Jardim (UFRJ), Patrícia Dorneles (UFRJ), Robson Xavier (UFPB).
18h15 às 20h45 – Mesa de Abertura: nascentes plurais e decoloniais acessíveis na arte brasileira
Resumo: tratará do protagonismo dos artistas com deficiências para a acessibilidade cultural no Brasil, abordando questões étnicas e decoloniais e problematizando a presença dos corpos não-normativos na arte e educação brasileiras.
Palestrantes:
Marcelo Zig – Quilombo PcD – Artivista negro antirracista e anticapacitista e pessoa com deficiência (Salvador – BA)
Fábio Passos – Doutor em Filosofia e Artista Visual, UFPI (Teresina – PI)
Estela Lapponi – Performer e videoartista, criadora do conceito Corpo Intruso (São Paulo–SP)
Mediador: Robson Xavier – UFPB (João Pessoa – PB)
Mestre de Cerimônia: Patrícia Dorneles – UFRJ (Rio de Janeiro – RJ)
__Dia 04/08 (quarta-feira)__
10h às 12h:30 – Mesa Virtual 1: fluxos da arte/educação e acessibilidade na educação básica brasileira – educação formal (escola)
Resumo: o objetivo é dialogar sobre a acessibilidade cultural e o ensino da arte na educação básica brasileira, a partir do diálogo entre docentes/investigadoras que tem contribuído para a ampliação da arte/educação inclusiva na educação formal.
Palestrantes:
Roberta Pucetti – Professora pesquisadora na área de formação docente, ensino de arte e inclusão da UEL. Presidente da FAEB (Londrina – PR)
Ana Luiza Ruschel Nunes – UEPG (Ponta Grossa – RS)
Viviane Louro – UFPE (Recife – PE)
Mediadora: Lúcia Reily – Unicamp (Campinas – SP)
Mestre de Cerimônia: Robson Xavier – UFPB (João Pessoa – PB)
14h às 16h:30 – Mesa Virtual 2: mergulho na arte/educação acessível em contextos não formais (instituições culturais e sociais)
Resumo: o objetivo é debater a acessibilidade cultural em espaços não formais de educação, abrangendo as fundações/centros de apoio à pessoa com deficiência, museus, centros culturais e o artivismo na cena da arte contemporânea.
Palestrantes:
Getúlio Martins – Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD (João Pessoa – PB)
Daniel Moraes – Artista e pesquisador no campo das artes visuais (São Paulo SP – Lisboa PT)
Rubens Gripp – Diretor Geral do Instituto Teatro Novo (Niterói – RJ)
Mediadora: Viviane Sarraf – Pós Doutora em Museologia, Especialista em acessibilidade em museus, Consultora da Museus Acessíveis, Pesquisadora Colaboradora e Professora do Programa de Pós Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP. (São Paulo – SP)
Mestre de Cerimônia: Patrícia Dorneles
__Dia 05/08 (quinta-feira)__
10h às 12h:30 – Mesa Virtual 3: confluências da formação em arte e acessibilidade na Educação Superior
Resumo: Diálogo sobre a acessibilidade nos espaços de formação nos cursos de licenciaturas em artes e conta com a participação de docentes/investigadores da área de Artes (Artes Visuais, Dança e Teatro) de universidades públicas brasileiras.
Palestrantes:
Fábio Rodrigues – curador/pesquisador da arte LGBTQIA+, URCA (Juazeiro do Norte – CE)
Jefferson Fernandes Alves – docente/Investigador do Teatro, UFRN (Natal – RN)
Edu O – artista e Professor da Escola de Dança da UFBA (Salvador – BA)
Mediadora: Virgínia Kastrup – UFRJ (Rio de Janeiro – RJ)
Mestre de Cerimônia: Robson Xavier UFPB (João Pessoa – PB)
14h às 16h30 – Mesa Virtual 4: águas que se mesclam: acessibilidade na arte contemporânea e nas redes sociais (artistas e influencers)
Resumo: aborda as possibilidades e barreiras para a acessibilidade cultural nas redes sociais a partir de experiências de mulheres que atuam como influencers, abordando conteúdos relativos ao tema e seu impacto no cotidiano das pessoas com deficiências.
Palestrantes:
Leandra Migotto – poeta, escritora, editora, jornalista e influencer (São Paulo – SP)
Sara Nina – artista, professora, pesquisadora e influencer (São Paulo – SP)
Patrícia Dorneles – coordenadora das ações de acessibilidade do projeto Um Novo Olhar e co-organizadora do Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade (Rio de Janeiro – RJ)
Robson Xavier – coordenador do curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo e co-organizador do Encontro Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade (João Pessoa – PB)