Ibermúsicas tem 13 convocatórias abertas para campo da música da Ibero-América

Concurso concede um prêmio de 2.500 dólares para a obra vencedora de cada país. Inscrições até 1° de outubro de 2025.

Ibermúsicas, programa intergovernamental atualmente presidido pelo Brasil por meio da Fundação Nacional de Artes – Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), disponibilizou os formulários de inscrição das 13 convocatórias de 2025. As inscrições ficam abertas até 1° de outubro — exceto na Chamada especial Ibermúsicas – Mid Atlantic, que fica aberta até 15 de setembro. As inscrições podem ser feitas pela plataforma do Ibermúsicas.

Na página de “Editais Ativos” do Ibermúsicas, o programa disponibiliza edital, instruções e link para o formulário de inscrição de cada uma das 14 chamadas, que são estas:

– Apoio à circulação de profissionais da música

– Apoio à programação musical

– Apoio a artistas e pesquisadores para residências

– Apoio a instituições para residências

– Apoio à especialização e aperfeiçoamento artístico e técnico

– Apoio a projetos virtuais

– Apoio à promoção do repertório ibero-americano

– Prêmio Ibermúsicas de canção para as infâncias

– Prêmio Ibermúsicas de composição de obras para Banda Sinfónica

– Chamada especial Ibermúsicas – Mid Atlantic

– Convocatória especial Ibermúsicas – Emilia-Romagna

– Viagens pela Música da Lusofonia

– Prêmio Ibermúsicas – Brasil

Sobre o Ibermúsicas

O Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais, que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e busca expandir o mercado de trabalho para os profissionais do setor.

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, Paraguai, em novembro de 2011, e está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

Atualmente, o fundo Ibermúsicas recebe recursos de 16 países, entre os quais o Brasil, por meio da Fundação Nacional de Artes – Funarte / Ministério da Cultura (MinC). Ao contribuir para o fundo, a Funarte possibilita a participação dos agentes musicais brasileiros nos editais públicos do Programa, lançados anualmente.