Já está liberada, aqui no site e com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, a palestra *Contação acessível de histórias*, com a professora e contadora Loide Aragão (foto). Apresentado originalmente durante o VIII Enac – Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (2020), o trabalho da especialista tem como objetivo abordar a metodologia desenvolvida por ela a partir do livro em multiformato *O Espelho Mágico* e que propõe novas formas e maneiras de contar a história dentro de uma perspectiva inclusiva.
“A contação de histórias é uma ferramenta muito importante em nosso processo de formação e desenvolvimento”, afirma Loide Aragão. “Ela estimula o hábito da escuta, a consciência reflexiva, a resolução de situações problemas, além de despertar a imaginação e a emoção. Tornar o espaço de contação de histórias uma atividade cultural acessível é garantir o acesso ao material literário a diferentes públicos”, diz a professora. Ela explica que a contação acessível de história surge tanto do reconhecimento legal das pessoas com deficiência e com necessidades específicas de acesso à arte e à cultura, quanto da necessidade de desenvolvimento de uma boa apresentação artística.
O vídeo com a palestra conta com tradução em libras, legendagem e audiodescrição.
**A palestrante**
Loide Leite Aragão é técnica em Assuntos Educacionais (IFF), professora, escritora e contadora de histórias. É graduada Letras pela Unigranrio e mestre em Educação pela UERJ. Ela é também especialista em Literatura Infantil e Juvenil (2008) e em Acessibilidade Cultural (2019) pela UFRJ. Atualmente, é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando com os temas de Língua Portuguesa, letramento, produção de texto e produção textual inclusiva. Mais informações sobre a palestrante em https://www.loidearagao.com .
*Fotomontagem de Raffaella Bompiani sobre fotos própria e de divulgação*