Guinga em show solo na Mostra ATG

 

Cantor, compositor e violonista de raro talento, Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, é uma referência e também uma das maiores unanimidades da música brasileira, tanto como instrumentista, como criador e intérprete de uma obra com estilo único. Ele foi a atração da quarta-feira, 3 de agosto, na Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina. Na apresentação em estilo intimista, Guinga apresentou novas composições (inéditas em show) e alguns de seus clássicos, contando com a participação especial da cantora Anna Paes. Os ingressos para a Mostra ATG são gratuitos e podem ser obtidos antecipadamente por meio da plataforma virtual Sympla ou retirados diretamente na bilheteria. A iniciativa integra o programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

O artista

Nascido no bairro de Madureira, no Rio, em 1950, Guinga compõe desde os 16 anos e, como violonista, acompanhou ao longo de sua carreira artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira, entre outros. Compositor de estilo próprio e sofisticado, tem entre seus parceiros nomes ilustres, como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, Nei Lopes, Sérgio Natureza, Nelson Motta, Simone Guimarães, Francisco Bosco, Mauro Aguiar e Luís Felipe Gama. Suas músicas costumam ser gravadas por estrelas como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins e muitas outras.

Guinga tem 17 CDs gravados em 30 anos de carreira. Seu trabalho mais recente, o álbum solo “Zaboio”, é o primeiro em que assina também todas as letras das músicas, e foi gravado em fevereiro de 2021, no formato voz e violão, com produção de Kassin, e será, em parte, apresentado no show.

Fotos de Henrique Koifman