Está começando a nova temporada da EnCircopédia Virtual. Lançada inicialmente em outubro de 2021, pelo projeto Bossa Criativa, iniciativa é inspirada no livro Encircopédia – Dicionário Crítico Ilustrado do Circo no Brasil, da pesquisadora circense e autora Sula Mavrudis, que é também responsável pela curadoria da série. Os vídeos reúnem histórias de vida e curiosidades do circo, e mostram famílias que há muitas gerações se dedicam ao mundo circense.
Assim como na primeira temporada (que continua disponível), os vídeos foram produzidos em grande parte pelos próprios artistas, de acordo com suas limitações técnicas, e podem ser vistos no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, https://www.youtube.com/artedetodagente. O projeto faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio de sua Escola de Música.
“Dos eletricistas aos trapezistas, do bilheteiro ao mestre de pista, do cozinheiro às bailarinas, do porteiro ao malabarista. Todos vão contar suas histórias e falar das especificidades das funções que exercem, além dos seus sonhos e da sua visão do mundo”, informa Sula Mavrudis.
Os vídeos são organizados na forma de verbetes, e trazem registros de particularidades do dia a dia dos circenses, das diferentes modalidades artísticas, tradições, técnicas, magia e desafios enfrentados por esses profissionais.
Entre os convidados desta nova fase, estão integrantes dos circos Arianos, Atiares, Bismark, Castelli2, Garrafinha, Irmãos Power, Kalahary e do Fantástico Circo Show. Ao longo das produções, os espectadores podem conhecer melhor os números artísticos e toda uma forma de comunicação que passa de geração em geração.