A transcrição de obras para que sejam tocadas por bandas de música é uma tradição brasileira. Nos Concertos Sinos nº 5 da temporada 2021, o programa é formado justamente por criações de três conhecidos compositores brasileiros – Carlos Gomes, Francisco Braga e José Siqueira – transcritas para sopros e percussão por Everson Morais e Marcelo Jardim, com interpretação de integrantes da Orquestra Sinfônica da UFRJ com regência do próprio Jardim.
A primeira peça do concerto é *A Cayumba*, uma dança de negros para piano de Carlos Gomes, mais conhecido como autor de óperas, mas que iniciou sua carreira em Campinas, como músico da banda em que seu pai, Manuel José Gomes, era o mestre.
A segunda obra apresentada é o tango *Tymburibá*, de Francisco Braga que, antes de se tornar professor do Instituto Nacional de Música, ele foi clarinetista da Banda do Asilo dos Meninos Desvalidos do Rio de Janeiro.
Fechando o programa, é apresentada a primeira gravação da valsa *Sonhando*, uma obra composta no Rio de Janeiro para a Orquestra Euterpe pelo maestro José Siqueira. Assim como Gomes e Braga, ele começou sua carreira como músico de uma banda, a do Cordão Encarnado, na cidade de Conceição do Piancó, no Estado da Paraíba.
**Os compositores:**
![1468224105376.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/1468224105376_d520a2c4a2.jpg)**Carlos Gomes**
Filho de Manuel José Gomes, pianista, organista e violinista, que além de ensinar música era também professor de canto, sendo conhecido pelo apelido de Maneco Músico, na Vila de São Carlos, atual Campinas, Antônio Carlos Gomes nasceu em 1836 e Em 1846, já integrava a Banda Marcial, apresentando-se para Pedro II, durante uma visita do imperador à Vila de São Carlos.
Leia a biografia completa do compositor aqui: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/GOMES,%20Carlos.pdf
(Fonte: CPDOC/FGV)
![Francisco Braga.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Francisco_Braga_40601bd8ab.jpg)
**Francisco Braga**
Estudou no Conservatório de Música do Rio de Janeiro e no Conservatório de Paris. Autor do Hino à Bandeira, foi professor do Instituto Nacional de Música e regente da Orquestra da Sociedade de Concertos Sinfônicos.
Leia a biografia completa do compositor aqui: https://abmusica.org.br/academicos/#patronos
![José Siqueira.jpg](https://admin.sinos.art.br/uploads/Jose_Siqueira_3b9edb7728.jpg)
**José Siqueira**
Compositor e regente paraibano, formado pelo Instituto Nacional de Música, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundador da Ordem dos Músicos do Brasil, da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra de Câmara do Brasil.
Leia a biografia completa do compositor aqui: https://musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=663:concertos-ufrj-jose-siqueira&catid=99:temporada-2011&Itemid=203
*Na imagem de abertura: Francisco Braga, José Siqueira e Carlos Gomes em fotos de divulgação*