Gestos que comunicam música

Em um coro, uma parte fundamental da comunicação do regente com os cantores se dá por gestos. E, assim como em outros ramos da música, ao longo do tempo, cada escola de regência desenvolveu seus próprios padrões. Essas variações estão entre os assuntos que a professora Danielly Souza aborda em sua oficina Gestual da Regência, aqui no projeto Um Novo Olhar.

Danielly é bacharel em Música, com habilitação em Regência, e também mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ (EM), onde hoje é doutoranda. Como professora convidada, ela foi a responsável pelo módulo sobre Música Coral Brasileira do Século XX na pós-graduação em Regência Coral do Conservatório Brasileiro de Música. E, também na EM, atuou como professora substituta na cadeira de regência coral. Atualmente, Danielly Souza é regente do Madrigal Contemporâneo, do Coral da COPPE – José Cristano (UFRJ) e também do Coral Minerando Sons – CETEM (UFRJ).

“Nossa proposta é melhorar a comunicabilidade entre o regente e o coro”, diz Danielly. “Para isso, é muito importante que o gestual seja claro e a direção seja objetiva e direta”, completa.