A cultura está entre os setores mais afetados pela pandemia e, não por acaso, tem também se mostrado um dos segmentos mais inovadores. Mas se boas ideias não faltam, como fazer para tirar os projetos do papel em uma época em que tantas atividades estão restritas ou simplesmente proibidas? Para debater as principais questões, o Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente promove o curso Gestão Criativa, na forma de uma série de lives, com a participação das especialistas Cacau Gondomar, Christiane Campos e Daniele Torres. Os encontros se iniciaram em 31 de agosto, e acontecem quinzenalmente, às 18h, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Você pode se inscrever para módulos avulsos no link https://bit.ly/2Yzcowe.
O primeiro encontro teve como tema as políticas culturais, abordando a nova Lei Aldir Blanc, Sistema e Plano Nacional de Cultura. As Lives de Gestão Criativa acontecem, de 15 em 15 dias, sempre às 18h, até dezembro deste ano, buscando levantar e debater as questões relativas à produção e gestão de eventos, suas dificuldades, desafios e possíveis soluções para este momento de pandemia. Confira a seguir a programação completa:
31/08 – Políticas Culturais: Lei Aldir Blanc, Sistema e Plano Nacional de Cultura
14/09 – Comunicação: Gestão de Redes Sociais para Artistas e Produtores
28/09 – Protocolos de Segurança: Como acontece o retorno da Cultura?
05/10 – Cultura Digital: Novos Formatos da Produção Artística na Pandemia
19/10 – Cultura Pós Pandemia: O “Novo Normal”
09/11 – Práticas e Complementações dos Cursos: Prestação de contas como você nunca viu!
23/11 – Práticas e Complementações dos Cursos: Captação sem lei!
07/12 – A Experiência 2020: Saldos e Legados do Ano Pandêmico
Serão emitidos certificados de participação para quem se inscrever no curso e registrar sua presença no chat das mesas virtuais. À frente das Lives de Gestão Criativa estão três especialistas. A produtora cultural, atriz e designer Cacau Gondomar é pós graduada em gestão comercial e tem 20 anos de atuação no mercado cultural; Christiane Campos é doutoranda em comunicação e produtora cultural pela Universidade Federal Fluminense e atua no mercado cultural desde 2002 e a museóloga Daniele Torres tem pós em história da arte, gestão cultural e comunicação empresarial e atua há 22 anos com leis de incentivo e captação de recursos.