Técnica vocal para forró, repertório para corais Infantojuvenis, e captação de recursos para projetos culturais e são os temas dos três próximos cursos da Academia Arte de Toda Gente, que se iniciam no dia 26 de outubro. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 23 (vagas limitadas) e as aulas são oferecidas em ambiente virtual, com certificado de conclusão. Mais informações e inscrições no site https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e que contempla os projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar.
Os cursos
Forrógogó, com a professora Laura Laguber, é um curso de canto e técnica vocal ambientado no universo musical do forró. Em todas as unidades, serão apresentadas atividades práticas para o desenvolvimento técnico e musical dos alunos com o objetivo de uma emissão vocal saudável, expressiva e prazerosa ao cantar. Serão realizados exercícios para consciência corporal e vocal; técnica vocal, a partir de aquecimentos e vocalises, e interpretação de canções. Os principais ritmos
presentes atualmente em bailes de forró e festejos de São João serão apresentados e são eles que embalam as atividades deste curso: forró, baião, xote, xaxado e arrasta pé. Na aula-sarau online, os alunos poderão cantar, tirar dúvidas e receber orientações individualizadas da professora sobre suas performances artísticas.
Captação de Recursos, tem como professora Daniele Torres, captadora de recursos com mais de 25 anos de experiência na área, com atuação para cultura, esporte, projetos sociais (com e sem incentivos fiscais), é um curso prático, que visa instrumentalizar produtores, artistas e gestores culturais a uscar a viabilidade de seus projetos e, no longo prazo, sua sustentabilidade financeira. Seu objetivo é permitir que o aluno desenvolva um bom plano de captação e um projeto de venda, bem como saiba montar estratégias de captação e fazer a prospecção e negociação de forma a conseguir alcançar suas metas de mobilização de recursos. Um curso prático para ajudar produtores, gestores, artistas a estruturarem a captação de recursos de uma organização, projeto ou programa cultural.
Repertório para coros Infantojuvenis, com a professora Maria José Chevitarese tem como objetivo a ampliação de repertório musical e de estratégias de ensaio coral. Podem se inscrever professores de música e regentes de coros infantis e Infantojuvenis, assim como estudantes em formação que desejem se aprimorar. As aulas e atividades trarão também sugestões de dinâmicas para a implementação do repertório. Ao final, haverá certificação.