Com o tema “Cidade do Circo”, 22ª edição do projeto acontece de 4 a 9 de junho em BH, com atrações nacionais e internacionais
Com o tema “Cidade do Circo”, o Festival Mundial de Circo chega à sua 22ª edição trazendo apresentações de espetáculos, performances, oficinas, seminário e um espaço interativo para o público com diversas atrações. Primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina, o evento terá como palco – ou melhor, picadeiro – a Funarte MG (Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte), e oferece programação que reúne grupos e artistas nacionais e internacionais do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia, de 4 a 9 de junho.
Ao longo das 22 edições, o Festival – que é fomentado pelo “Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023” e realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – já foi realizado em diversos formatos, sempre com o objetivo de promover, democratizar e valorizar a arte circense brasileira e de formar plateia para o circo nacional. Neste ano, a “Cidade do Circo” tem como proposta reunir, em um único local, artistas e o público em uma experiência circense completa e, além de espetáculos, números circenses e performances, oferecerá oficinas, seminários, feira de artigos temáticos, praça de alimentação e brinquedos interativos.
“Criamos edições temáticas, como a ‘Edição Palhaços’ e a ‘Edição Olimpíadas’, ocupamos a Funarte MG por diversas vezes, realizamos a programação apenas em espaços urbanos e na periferia de Belo Horizonte, como praças e parques, privilegiamos o ‘abrigo’ da lona, realizamos uma edição virtual durante a pandemia”, diz Fernanda Vidigal, idealizadora e coordenadora do Festival Mundial de Circo. “Fomos ao encontro de públicos importantes, como crianças em tratamento de câncer na edição 2012, e em comunidades rurais nos anos de 2013, 2014 e 2015. O Festival também circulou por inúmeras cidades do interior de Minas Gerais e passou pelo Rio de Janeiro e pelo Recife. Já são mais de 1.000 apresentações de 540 grupos e artistas de 39 países e de várias cidades do Brasil. Agora é hora de promover esse encontro da arte circense com o público novamente na Cidade do Circo”, afirma Fernanda.
A programação nos espaços públicos e na Funarte MG é gratuita. Para os espetáculos que acontecerão dentro dos galpões, serão distribuídas senhas no local uma hora antes do início de cada apresentação. A programação completa está disponível no site www.festivalmundialdecirco.com.br.
Fonte: Funarte, foto de Carol Pessoa