Festival Francisco Braga homenageia maestro e reúne mais de 600 músicos no Rio de Janeiro

O Festival Francisco Braga tem sua primeira edição de 4 a 6 de novembro, fruto da parceria entre a Marinha do Brasil, através do Corpo de Fuzileiros Navais e sua banda sinfônica, e a UFRJ, através de sua Escola de Música e o Projeto Bandas: Apoio Pedagógico.

Um dos mais importantes compositores brasileiros, o maestro Francisco Braga (1868–1945), recebe uma justa homenagem com o novo festival que leva seu nome e tem por objetivo ser um ambiente de capacitação pedagógica para jovens participantes de bandas de música, bandas sinfônicas e orquestras de projetos sociais e associações musicais. A iniciativa busca fortalecer a tradição das bandas e promover o intercâmbio entre músicos, regentes e professores de diferentes formações.

O evento acontecerá no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador (RJ), reunindo mais de 600 músicos em uma intensa programação de oficinas, palestras e concertos. A expectativa é de receber mais de 2 mil pessoas durante os três dias de atividades, que acontecem das 8h às 16h.

Com foco na formação pedagógica e artística, o festival oferecerá um ambiente de aprimoramento técnico e troca de experiências. A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais será a banda residente, oferecendo aos alunos de regência uma vivência prática e enriquecedora ao longo do evento.

Entre as 21 oficinas que compõem a programação, com 35 professores convidados, destacam-se as atividades de regência de banda, ministradas por Marcelo Jardim (UFRJ) e Dario Sotelo, e a oficina de reparo e manutenção de instrumentos de sopro, com José Vieira Filho. Haverá ainda oficinas instrumentais para todas as famílias de instrumentos de sopro e percussão, totalizando 8 horas de aulas diárias.

Além das ações formativas, o público poderá assistir a cinco horas de concertos distribuídos entre os três dias do festival, com a participação de 11 bandas e 10 projetos musicais, entre eles: a Banda Sinfônica do Projeto Aprendiz, a Banda Sinfônica da UNIRIO, a Banda Sinfônica da FAETEC de Marechal Hermes, a Banda do Batalhão de Guardas do Exército, a Banda Sinfônica da Força Aérea do Galeão, a Brazilian Pipers e a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

O encerramento trará uma apresentação especial, reunindo todas as bandas participantes em uma grande formação conjunta. Mais do que uma homenagem, o Festival Francisco Braga reafirma a importância das bandas como espaços de formação, convivência e difusão da cultura musical brasileira.

Confira a programação completa em: https://artedetodagente.com.br/bandas-de-musica/festival-francisco-braga-2025/

Serviço:
I Festival Francisco Braga
4 a 6 de novembro de 2025
Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC)
Endereço:Estrada do Quilombo s/n, Freguesia, Ilha do Governador-RJ (No Waze, Praça Pedra da
Onça)
Contato: Tenente Jeferson – (51) 98196-8155 e cgcfn.comsoc@marinha.mil.br