Festival de Música do Pantanal – FEMUP

Com atividades gratuitas e 100% online, entre os dias 27 e 30 de julho, o I Festival de Música de Concerto do Pantanal – FEMUP envolveu música e diversas outras formas de se fazer arte, como a dança, os saberes populares, imagens de audiovisual e natureza, reunindo grandes nomes da música do Brasil e do exterior. O evento foi produzido pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, por meio da Orquestra de Câmara do Pantanal – OCAMP, e contou com o apoio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos.

Você encontra a programação completa do FEMUP, assim como todas as atividades e apresentações do festival no site www.moinhocultural.org.br/femup.

Entre as atrações, estão os Concertos noturnos, que foram abertos e transmitidos pelo canal do Youtube do Moinho Cultural – Oficial (https://www.youtube.com/channel/UCLq5EXr1orgvK1H3SzSmo2g). Já as aulas e masterclasses direcionadas para músicos e estudantes foram exclusivas para inscritos .

**Os concertos**

Anfitriã do festival, a OCAMP apresentou três concertos ao longo dos quatro dias de evento, sempre às 19h (20h pelo horário de Brasília). O primeiro foi no dia 28, quando a orquestra teve como convidado um duo de sopranos e acompanhou uma apresentação de balé da Companhia de Dança do Pantanal. Na mesma noite, se apresentaram também o bandolinista português Norberto Cruz e a Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra, da Bolívia. No programa, o *Concerto para bandolim e orquestra de cordas*, do italiano Carlo Cecere.

No dia 29, a OCAMP se juntou à viola caipira, com Maycon Vianna, para releituras de obras de Heitor Villa-Lobos, Almir Sater e do cancioneiro popular. Em seguida, a integração foi com a viola de cocho, com Thiago Quevedo, com o espetáculo *Araras da Cidade, Músicas do Mato*, que projetou imagens de arara no ambiente urbano. No mesmo dia, houve também o concerto do Grupo Illvminata, de música medieval e renascentista. O grupo busca resgatar a prática do repertório de música antiga na cidade de Curitiba

Na última noite do festival, dia 30, a OCAMP apresentou obras tradicionais de seu repertório e, em seguida, a atração foi o Quarteto de Cordas Aporá, de São Paulo, que apresentou obras de Alberto Nepomuceno.

Para o diretor musical do I FEMUP, maestro Eduardo Martinelli, o apoio das orquestras ao festival merece destaque. “Parte fundamental da riqueza do I FEMUP é o apoio institucional de importantes orquestras, como a Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Ouro Preto, Orquestra Sinfônica de Campo Grande e Fundação Amazônica de Música. De diversas formas, elas nos fizeram sentir muito acolhidos por suas colaborações, seja nas aulas on-line, nas apresentações e no compartilhamento das experiências inerentes a instituições musicais com grande solidez”, afirma.

*Foto: Orquestra OCAMP, arquivo Moinho Cultural*