Entre os dias 1º e 12 de setembro, a Escola de Música da UFRJ recebe a 16ª edição do Festival Brasil-Alemanha, um dos projetos de extensão mais tradicionais da instituição. O evento, que há quase duas décadas promove intercâmbio cultural e musical entre Brasil e Alemanha, conta nesta edição com o apoio do Arte de Toda Gente, por meio dos projetos Bandas de Música e Sinos – Sistema Nacional de Orquestras Sociais.
Desde sua criação, o festival já realizou mais de 100 concertos, dezenas de recitais, centenas de classes e atendeu aproximadamente 4 mil alunos. A iniciativa é fruto da parceria entre a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ, o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e o DAAD – órgão de intercâmbio acadêmico do governo alemão.
Um dos destaques da programação será o concerto da Banda Sinfônica do Festival Brasil-Alemanha, no dia 4 de setembro, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ. A apresentação terá a regência de Will Sanders e direção artística do Marcelo Jardim, coordenador geral do Arte de Toda Gente. O espetáculo traz um repertório que reúne obras de diferentes períodos históricos e tradições musicais.
O programa inclui Chester Overture, de William Schuman; Danças Sinfônicas, de Yosuke Fukuda; Suíte das Danças Ancestrais Americanas, de Robert Russell Bennett; a Marcha da suíte Divertissement d’été, de Jacques Castérède; além da estreia da obra Ecossistemas Aniquilados, de Gilson Santos.
O festival também apresenta recitais e concertos de música de câmara, reforçando seu papel na formação de jovens músicos e na difusão cultural.
Mais informações em musica.ufrj.br.