Escutativa – em busca do fazer musical

Encerraram-se no dia 10/7 as inscrições gratuitas para o curso *Escutativa – em busca do fazer musical*. Ministrada pelas professoras Marisa Fonterrada e Roberta Forte, a formação tem como proposta apresentar as metodologias ativas em educação musical – tendo como referência educadores musicais importantes, que encontraram maneiras de tornar a experiência do ensino e da aprendizagem de música mais profunda e significativa. Novas turmas poderão ser abertas oportunamente. A cada encontro, são destacados alguns desses educadores e atividades que propuseram. Serão também propostas experiências práticas de fazer música e de se movimentar, para que os participantes do curso possam se aprofundar em suas formas de ensinar e de aprender com seus alunos. As aulas são ministradas no ambiente de ensino da Academia Arte de Toda Gente, com acesso restrito aos inscritos. Para mais informações e inscrições para todos os cursos oferecidos, acesse a página do curso na Academia ATG (https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/curso/escutativa/)

Conteúdo das aulas
1. A sensibilização e as percepções na ativação da musicalidade
2.  A escuta de si e do outro
3. Conhecimentos específicos
4. Percussão Corporal
5. Estrutura e escrita musical
6. Prática de verificação de aprendizagem: provocações para criação

As professoras
Marisa Fonterrada é livre docente pela UNESP, doutora em Antropologia e mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP), bacharel em Música pelo IMSP e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Música do IA/UNESP. Ex-diretora do IA e da Escola Municipal de Música de São Paulo, foi criadora da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística e da ETEC de Artes do Centro Paula Souza, em São Paulo. Ex-coordenadora do Coral da Unesp e do Projeto Educação Musical pela Voz, Marisa é, desde 1997, coordenadora do G-PEM – Grupo de Pesquisa em Educação Musical IA/ nesp, certificado pelo CNPq. É autora de livros e artigos sobre música, educação musical e ecologia acústica, e ainda tradutora de Murray Schafer desde 1991.

Roberta Forte é educadora musical, regente, compositora, preparadora vocal, diretora musical e sonoplasta. Mestra em Educação Musical pela UNESP, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Marisa Fonterrada, é graduada com Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM – São Paulo). Estudou violão com Enzo Bertelli, Renata Montanari e Laura Campanér, canto popular com Thelma Chan e canto lírico com Mariucha Lorenção, além de Música Corporal com André Hosoi, Fernando Barba e Stenio Mendes. Atua como capacitadora musical para educadores das redes pública e privada, realiza palestras, oficinas, cursos e consultorias relacionadas à educação musical. Participa também do G-PEM – Grupo de Pesquisa em Educação Musical (UNESP), no qual realiza pesquisas a respeito de práticas criativas na educação musical. É regente e idealizadora dos Coros Cênicos Percussivos CantaKitoca (Atibaia) e Balaio de Moça (Franco da Rocha/Atibaia), projetos que desenvolve desde 2009. É ainda idealizadora do grupo Pinta Som – Música para Crianças e integrante da Orquestra do Corpo coordenada por Stenio Mendes e Fernando Barba (em memória). É também desenvolvedora do projeto Ateliê Cênico Musical: música, teatro e expressão corporal na primeira infância, em parceria com atriz e arte-educadora Giu Rocha.