Mais antiga instituição de ensino musical do país, a Escola de Música da UFRJ – EM está celebrando 175 anos. Fundada em 1848, ao longo do tempo, a escola teve diferentes denominações, como Imperial Conservatório de Música, Instituto Nacional de Música e Escola Nacional de Música, formando gerações de músicos, cantores, regentes, compositores, professores e musicólogos e se tornando a principal referência em seu segmento no país. Para comemorar, entre dias 14 e 18 de agosto de 2023, uma extensa e variada programação tomará as dependências do histórico edifício da Rua do Passeio, no Rio.
Confira aqui uma entrevista com Ronal Silveira, diretor da Escola de Música da UFRJ.A abertura, em 14/08, às 19h, traz uma recente parceria entre a Em e o Rio International Cello Encounter — festival que, ao longo de seus 29 anos, consolidou-se como uma plataforma multicultural de grande sofisticação artística e responsabilidade social — com o Ensemble de Cellos da Unicamp. Em seguida, o diretor do grupo de Campinas, Lars Hoeffs, se apresentará como solista do concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Em vias de completar um século de atividades ininterruptas (nasceu em 1924), a Orquestra representa um dos maiores patrimônios culturais da UFRJ e fará uma apresentação com obras de João Guilherme Ripper, Francisco Mignone e Villa-Lobos, entre outros.
O segundo dia do evento, 15/08, terá como tema “Piano em conexões”, sendo dedicado ao piano e à música de câmara, e, a partir das 17h, estará recheado com apresentações de vários alunos de bacharelado e de docentes, além de pianistas envolvidos com o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (Promus).
Na quarta-feira, 16/08, às 17h, ocorrerá uma cerimônia de posse festiva, que marcará o novo mandato da direção da EM/UFRJ. Estarão presentes do novo reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho, bem como com a da vice-reitora, professora Cassia Turci. Os concertos, a partir das 19h, ficarão a cargo da Orquestra Feso Pró Arte e da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, projetos diretamente compromissados com a construção da cidadania.Formada por meninas da da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga tem sua origem no Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) e tem como atual regente a pianista Priscila Bomfim.
Na quinta-feira (17/08) a programação se inicia às 14h com o debate “Música e Arte na construção da Cidadania: os projetos sócio-culturais e o desenvolvimento musical através da estruturação pedagógica”. Participarão representantes de diversos projetos, entre eles: João Victor Reis (coordenador do Projeto Aprendiz, de Niterói); Magali Kleber (diretora artística Festival de Música de Londrina); Milton Dornellas (coordenador Projeto PRIMA, da Paraíba); Rodrigo Belchior (coordenador Projeto Escola de Música da Rocinha), além de Marcelo Jardim (vice-diretor da EM/UFRJ e coordenador do Programa Arte de Toda Gente).
O primeiro concerto do dia, às 17h, ficará por conta da Orquestra de Sopros e Percussão da Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias). Haverá também um concerto realizado pelo Quinteto Villa-Lobos. Formado por instrumentistas que exercem atividades de solistas em todo o Brasil e no exterior, o grupo está comemorando seus 60 anos de atividades. O repertório trará obras de Ronaldo Miranda, Edino Krieger e Hermeto Pacoal.Entre um concerto e outro, às 18h, na quinta-feira, ocorrerá uma mesa-redonda que abordará a parceira da instituição com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com a assinatura de uma carta de intenção. Participarão a Secretária Danielle Barros e a vice-reitora da UFRJ, professora Cássia Turci.
O último dia da Semana de Aniversário, 18/08, será marcado pela abertura do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, às 8h30. Coordenado pelas professoras Maria José Chevitarese e Juliana Melleiro Rheinbolt, o evento é uma iniciativa em parceria com o projeto Um Novo Olhar, do Programa Arte de Toda Gente, e promoverá oficinas, práticas musicais e mesas-redondas, além de apresentações de trabalhos e concertos de coros infantis, infantojuvenis, jovens e adultos do Rio de Janeiro.
A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, na Lapa, no Rio, próxima ao metrô da Cinelândia. Todas as atrações e atividades da Semana são gratuitos.
Imagem de abertura: arte sobre foto de divulgação.