Escola de Música da UFRJ celebra 175 anos com semana de atividades especiais

Mais antiga instituição de ensino musical do país, a Escola de Música da UFRJ – EM está celebrando 175 anos. Fundada em 1848, ao longo do tempo, a escola teve diferentes denominações, como Imperial Conservatório de Música, Instituto Nacional de Música e Escola Nacional de Música, formando gerações de músicos, cantores, regentes, compositores, professores e musicólogos e se tornando a principal referência em seu segmento no país. Para comemorar, entre dias 14 e 18 de agosto de 2023, uma extensa e variada programação tomará as dependências do histórico edifício da Rua do Passeio, no Rio.

Confira aqui uma entrevista com Ronal Silveira, diretor da Escola de Música da UFRJ.

A abertura, em 14/08, às 19h, traz uma recente parceria entre a Em e o Rio International Cello Encounter — festival que, ao longo de seus 29 anos, consolidou-se como uma plataforma multicultural de grande sofisticação artística e responsabilidade social — com o Ensemble de Cellos da Unicamp. Em seguida, o diretor do grupo de Campinas, Lars Hoeffs, se apresentará como solista do concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Em vias de completar um século de atividades ininterruptas (nasceu em 1924), a Orquestra representa um dos maiores patrimônios culturais da UFRJ e fará uma apresentação com obras de João Guilherme Ripper, Francisco Mignone e Villa-Lobos, entre outros.

O segundo dia do evento, 15/08, terá como tema “Piano em conexões”, sendo dedicado ao piano e à música de câmara, e, a partir das 17h, estará recheado com apresentações de vários alunos de bacharelado e de docentes, além de pianistas envolvidos com o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (Promus).

Na quarta-feira, 16/08, às 17h, ocorrerá uma cerimônia de posse festiva, que marcará o novo mandato da direção da EM/UFRJ. Estarão presentes do novo reitor da UFRJ, professor Roberto Medronho, bem como com a da vice-reitora, professora Cassia Turci. Os concertos, a partir das 19h, ficarão a cargo da Orquestra Feso Pró Arte e da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, projetos diretamente compromissados com a construção da cidadania.Formada por meninas da da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga tem sua origem no Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) e tem como atual regente a pianista Priscila Bomfim.

Na quinta-feira (17/08) a programação se inicia às 14h com o debate “Música e Arte na construção da Cidadania: os projetos sócio-culturais e o desenvolvimento musical através da estruturação pedagógica”. Participarão representantes de diversos projetos, entre eles: João Victor Reis (coordenador do Projeto Aprendiz, de Niterói); Magali Kleber (diretora artística Festival de Música de Londrina); Milton Dornellas (coordenador Projeto PRIMA, da Paraíba); Rodrigo Belchior (coordenador Projeto Escola de Música da Rocinha), além de Marcelo Jardim (vice-diretor da EM/UFRJ e coordenador do Programa Arte de Toda Gente).

O primeiro concerto do dia, às 17h, ficará por conta da Orquestra de Sopros e Percussão da Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias). Haverá também um concerto realizado pelo Quinteto Villa-Lobos. Formado por instrumentistas que exercem atividades de solistas em todo o Brasil e no exterior, o grupo está comemorando seus 60 anos de atividades. O repertório trará obras de Ronaldo Miranda, Edino Krieger e Hermeto Pacoal.Entre um concerto e outro, às 18h, na quinta-feira, ocorrerá uma mesa-redonda que abordará a parceira da instituição com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com a assinatura de uma carta de intenção. Participarão a Secretária Danielle Barros e a vice-reitora da UFRJ, professora Cássia Turci.

O último dia da Semana de Aniversário, 18/08, será marcado pela abertura do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, às 8h30. Coordenado pelas professoras Maria José Chevitarese e Juliana Melleiro Rheinbolt, o evento é uma iniciativa em parceria com o projeto Um Novo Olhar, do Programa Arte de Toda Gente, e promoverá oficinas, práticas musicais e mesas-redondas, além de apresentações de trabalhos e concertos de coros infantis, infantojuvenis, jovens e adultos do Rio de Janeiro.

A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98, na Lapa, no Rio, próxima ao metrô da Cinelândia. Todas as atrações e atividades da Semana são gratuitos.

Imagem de abertura: arte sobre foto de divulgação.