Acessibilifolia reforça a importância da acessibilidade nas festas populares
O Acessibilifolia, iniciativa do projeto Um Novo Olhar, vem realizando diferentes atividades nos últimos anos, como lives, debates, apresentações online e presenciais, oficinas, festival e um programa de acessibilização de vídeos de cultura popular, entre outras. Para o Carnaval de 2023, novos vídeos serão lançados, enquanto isso, vale conferir o vasto material já disponível nas redes do Arte de Toda Gente e em nosso canal no Youtube. Confira a seguir.
O Acessibilifolia
O programa Acessibilifolia tem como objetivo fomentar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência nas festas populares que compõem o patrimônio cultural e imaterial do Brasil, como blocos de carnaval, grupos de frevo, boi e maracatu, entre outros. Para isso, gera conteúdo e direciona ações que buscam tornar nossos festejos populares mais democráticos e inclusivos – não só para as pessoas com deficiência, mas para todos que compartilham esses espaços, promovendo assim a convivência e a diversidade.
A Orquestra Voadora, uma das pioneiras no Rio de Janeiro entre as orquestrasblocos de Carnaval a discutir o assunto, chega ao seu 13º desfile com o tema-estandarte “O Futuro é Anticapacitista”, tendo lançado também uma cartilha sobre o mesmo tema. O grupo conta ainda com uma ala PCD com cerca de 30 integrantes e novas ações de inclusão, como intérprete em Libras e audiodescrição durante o desfile.
Vale informar que, no próximo dia 21 de fevereiro, a Orquestra Voadora desfila no Rio (mais detalhes no final deste post)
A cartilha, com várias dicas importantes, pode ser lida através do Instagram da Orquestra: https://www.instagram.com/p/CoswAxMPA8L/
Os vídeos do Acessibilifolia podem ser acessados aqui pelo site e no canal Arte de Toda Gente no Youtube (https://www.youtube.com/artedetodagente)
Na playlist seguinte, encontra-se a série de sete vídeos do projeto, cujos temas estão descritos abaixo:
1 – O Poder do Carnaval é Possibilitar o Encontro
2 – A Sensação de Pertencimento no Carnaval
3 – A Inacessibilidade da Cidade torna o Carnaval de Rua Inacessível
4 – Se Todo Bloco Tivesse Uma Postura em Relação à Acessibilidade
5 – Desfilar Para o Povo Como o Povo
6 – Todo Mundo Ganha Quando Tem Acessibilidade
7 – As Pessoas Com Deficiência Também Pulam Carnaval
No Canal, o público encontrará também outras lives sobre o tema, como o vídeo “Acessibilifolia no Festival Arte de Toda Gente”, que apresenta um bate-papo com diversos grupos de festas populares:
Essa reunião virtual, de 2021, teve o objetivo de promover um encontro entre pessoas com e sem deficiência que participam da folia em diversas partes do Brasil, buscando promover uma troca de experiências e fomentar o debate a respeito da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência em contextos como o carnaval de rua, apresentações de grupos de maracatu, frevo, bandas de pife, boi de mamão, e diversos outros festejos populares.
O evento contou com os seguintes palestrantes: Ana do Vale – Ponto de Cultura Maracastelo; Angela Gaeta – Ponto de Cultura Maracastelo; Daniel Gonçalves –Diretor de Cinema; Danielle França – Projeto Frevo às Cegas; Esnande Quirino – Pife da Inclusão; Giselle Paes Horácio – Encantados Contadores de Histórias; Rodrigo Moreira – Bloco Chinelo de Dedo; Tarcísio Cisão – Amigos da Onça. A live teve como apresentadora Patrícia Dorneles e mediador André Ramos.
No vídeo abaixo, Tarcísio Cisão, do grupo Amigos da Onça também debate o tema:
E aqui no site você confere uma entrevista exclusiva com esse músico que todo ano leva multidão até Caxias, como ocorreu no último dia 5 deste mês de fevereiro:
Desfiles no Carnaval 2023 do Rio
O desfile da Orquestra Voadora será no dia 21 de fevereiro, com concentração às 14h, no Aterro do Flamengo – altura do Outeiro da Glória. O desfile do Amigos da Onça será no dia 18 de fevereiro às 7h no Posto 3, Praia do Flamengo. Mais detalhes nas redes sociais dos blocos.
Assista esses e outros vídeos com temas relacionados à acessibilidade aqui no site do projeto Um Novo Olhar e no Canal Arte de Toda Gente no Youtube.