“Eles Não Usam Black Tie” volta ao Teatro de Arena de SP

Peça icônica da dramaturgia brasileira, criação de Gianfrancesco Guarnieri retorna ao palco em que estreou, em 1958

Sessenta e seis anos depois de estrear no Teatro de Arena, a peça “Eles Não Usam Black Tie”, do dramaturgo e ator Gianfrancesco Guarnieri, retorna ao seu histórico palco de origem para uma curta temporada, dias 07, 08, 09, 14, 15 e 16 de junho, na sala Augusto Boal – Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo, SP. O elenco da nova montagem é formado por alunos da Faculdade Paulista de Artes, sob a direção do professor Rafael Presto.

Estreada originalmente em 22 de fevereiro de 1958, “Eles Não Usam Black Tie” foi um marco na história do Teatro de Arena. Fundado em 1953, o teatro estava prestes a ser fechado por dificuldades econômicas. A peça de Guarnieri (foto abaixo), no entanto, teve um sucesso extraordinário e permaneceu em cartaz por mais de um ano, salvando o Arena com sua bilheteria.

Peça de cunho sociopolítico, “Eles Não Usam Black Tie” narra a vida de Otávio, um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras de uma metalúrgica, na qual seu filho Tião também trabalha. Com a namorada grávida, o jovem entra em conflito com o pai, resistindo à greve para não perder seu emprego. 

Em 1958, a montagem de estreia teve direção de Renato José Pécora, músicas de Adoniran Barbosa, e elenco formado por Lélia Abramo, Eugênio Kusnet, Riva Nimitz, Miriam Mehler, Celeste Lima, Chico de Assis, Milton Gonçalves, Henrique César, Flávio Migliaccio e Xandó Batista, além do próprio Gianfrancesco Guarnieri. Mais tarde, em 1981, a peça ganhou uma versão para o cinema, dirigida por Leon Hirszman e, novamente, com Guarnieri no elenco (saiba mais sobre o filme aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eles_N%C3%A3o_Usam_Black-tie_(filme).

Bate-papo com diretor e atores

No dia 13 de junho, às 20h, haverá uma roda de conversa aberta com elenco e direção sobre o processo de criação da montagem de “Eles Não Usam Black-Tie”. Serão exploradas as etapas do trabalho, a elaboração da dramaturgia (que integra o texto original com o roteiro do filme), a escolha dos elementos de cena e o desenvolvimento pedagógico da encenação, resultado da disciplina “Montagem” da Faculdade Paulista de Artes.

Fontes: Funarte / USP / Itaú Cultural / Wikipedia

Foto de abertura: Felipe Iruatã; fotos de divulgação/Creative Commons

SERVIÇO:

Eles Não Usam Black Tie

Data: 07, 08,09,14,15 e 16 de junho 

Horário: 20h, sextas e sábados e às 18h aos domingos

Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet, São Paulo – SP

Entrada Franca 

Duração 90 minutos 

Classificação 12 anos